Café da Manhã em 17/09/2009

Ocorreu a ordinária mensal das Diretorias dos Conselhos Deliberativos e Fiscais da ACISAP e da CDL, no dia 17 de Setembro de 2009, às 7 h 30 min. na sede social da ACISAP, presidida pelo Presidente da ACISAP e da CDL Sr. Arley Santos Barreto. Foram tratados os seguintes assuntos:
1. Apresentação da MTC Assessoria em Comércio Exterior-Exportação e Importação pelo Sr. Marcelo De Leoni, Sra. Tânia Brum, Maria Tereza da Costa e Eni Zaneti Matielo – objetivo da empresa é a terceirização. Assumem a administração de todas as etapas dos processos de internacionalização de exportação, importação e câmbio, permitindo que a empresa cliente mantenha o foco em sua atividade-fim e reduza custos operacionais. A terceirização traz: ganho de qualidade devido à experiência do mercado; serviço especializado em comercio exterior e suas potencialidades; redução de custos operacionais; redução na quantidade de contatos operacionais; apenas uma pessoa jurídica – MTC; serviços adaptado as necessidades do cliente; atuação como “controladoria” buscando os melhores resultados com o menor custo; ética e responsabilidade.
2. Apresentação do Prefeito Municipal – Dr. Daiçon Maciel da Silva para falar da pauta pré-agendada: a- Cancelamento da Fenacan; decoração de Natal; projetos e prospecção de novas indústrias para Santo Antonio – segundo a explanação do Senhor Prefeito Municipal justificou os escassos recursos, as dificuldades de caixa para cumprir com a folha de pagamento, administrar com vários partidos, preocupa-se com as famílias dos funcionários e cargos de confiança no lado social e financeiro. b- Fiscalização de ambulantes/sacoleiras; o Senhor Euclides Alexandre Airoldi “Seu Quido” foi convidado para fazer a sua colocação sobre o assunto. Seu Quido falou “que está muito difícil manter um negócio com as portas abertas hoje” “ a responsabilidade de uma empresa é muito grande, enquanto economia informal não recolhe nenhum tipo de impostos e não tem compromissos trabalhistas, fiscais e previdenciários”. Muitos dos presentes manifestaram suas experiências sobre o assunto e relataram que os produtos oferecidos são os mais diversos. Na manifestação do Dr. Daiçon Maciel da Silva falou aos presentes “que despachou para todas as Secretarias determinação de proibição desse tipo de “comercio informal”. Ficou acertado uma reunião no gabinete do Prefeito Municipal com os seguintes entidades: Secretaria Municipal de Finanças, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Ministério Publico, ACISAP, Fiscalização Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social para em conjunto tratar o assunto. c- Sobre o Hospital – endividamento em dezembro de 2008 da ordem de seis milhões, foram notificadas pelas irregularidades nas clausulas do contrato. Houveram liminares. Relatou que o FGTS e INSS não estão sendo recolhidos passam de dois milhões. Foi dado um prazo de 45 dias através do Fórum que será extinto às 24 horas do dia 19 de setembro de 2009 o prazo para os atuais administradores. Caso tudo ocorra conforme previsto o Hospital Mão de Deus, assumirá o hospital, 95% pelo SUS e 5% para IPE e Unimed. O Prefeito Municipal confirmou o firme propósito de retomar o hospital. d-Caso “rodoviária” ocorreu uma reunião com os empresários das empresas de transportes coletivos e o DAER para a definição do local de venda de bilhetes. O Daer estará abrindo licitação para rodoviária estadual nos próximos dias.
3. O Secretario Municipal de Gestão e Planejamento - Dr. Flavio Von Saltiel falou sobre a instalação da empresa Kunzler para o ano de 2010; convidou o Presidente da ACISAP e da CDL para receber uma missão de Coreanos em visita ao Município para viabilizar os investimentos na área automotiva (bancos de carro). Está em estudo um Jardim da Paz com crematório apresentado por um empresário Patrulhense.
4. Secretario Municipal de Turismo, Cultura e Desporto – Sr. Antonio Carlos Brito falou sobre o orçamento de 350 mil reais (lonas, show, banheiros químicos, etc..). o cancelamento foi devido à falta de recursos, também a informalidade dos expositores motivo que preocupou os organizadores. Aproveitou para convidar para as festividades dos 200 anos do Município juntamente com Raízes evento que será de 01 a 09 outubro. Aproveitou para colocar sobre a parceria da Prefeitura Municipal com as universidades para implantação de Cursos Técnico em Turismo pensando nos turistas e visitantes na Copa do Mundo em 2014.
5. A Presidente do Conselho Municipal de Turismo – Sra. Maria da Graça Ourique, falou que o conselho não foi consultado para a realização da Fenacan. Também falou da importância de fazer ações conjuntas para o crescimento das empresas a exemplo da parceria entre: Ateliê Arte & Graça, Rodoaereo Turismo, Mania de Loja, Renata Guimarães para um desfile que acontecerá dia 01 de outubro “happy hour” às 18 h 30 min em frente à Mania de Loja. O evento será o lançamento da coleção verão, com musica ao vivo, desfile, reunindo vários segmentos num único evento. Em seu depoimento falou da importância das parcerias para realizações de ações conjuntas onde todos os envolvidos serão beneficiados e a comunidade atendida.
6. O Presidente da ACISAP e da CDL falou para os presentes sobre a realização da Copa do Mundo em 2014, despertou nos presentes o desejo em preparar o nosso Município para os visitantes que estarão passando por nossa cidade que será rota obrigatória para a Serra Gaúcha e Litoral. Ao encerrar agradeceu a dedicação dos diretores pelo adiantado da hora, porem enalteceu a qualidade dos assuntos tratados e a presença do Prefeito Municipal e seus secretários.
7. Rateio do Café da Manhã: Paulo Rossano Dutra dos Santos (23/09), Carmen Teresinha Alminhana Monteiro (19/11), Ronilda Soares Ramos (20/11), Avanildo da Silva Gomes (25/11), Arlindo F. S. Dias (17/12)