Café da Manhã em 20/11/2008

Ocorreu a ordinária mensal da Diretoria do Conselho Deliberativo e Fiscal da ACISAP e da CDL, no dia 20 de Novembro de 2008, às 7 h 30 min. na sede social da ACISAP, presidida pelo Presidente da ACISAP e da CDL Sr. Valdeci Lino da Cunha. Foram tratados os seguintes assuntos:

1. Visita do Dr. Daiçon Maciel de Silva, Prefeito Municipal para falar sobre o Programa de Governo Municipal 2009/2012, que passou a relatar: a) Asfaltamento da Avenida Afonso Porto Emerim; retomando e reforçando o assunto para completar a pavimentação da avenida, destacando que é um desejo nos moradores daquela avenida. B) Pórtico de entrada da cidade pela Avenida Afonso Porto Emerim; sugestão que seja criado um concurso público no Município para que os engenheiros e arquitetos apresentem sugestões e idéias para a construção do mesmo.c) Integração do transporte coletivo; será de acordo com o traçado, respeitando questões ambientais e dentro das normas do plano diretor.

2. O Sr. Claudio Roberto Valim Rocha, cobrou da agilização no assunto da Avenida Afonso Porto Emerim, para não passar mais uma gestão, e ficar somente em discussões, no seu entender,o asfaltamento daquela avenida, acomodaria todo o transito daquela localidade e definiria o terminal rodoviário.

3. A Sra. Dilce Vicente falou sobre os cursos profissionalizantes; falou das ofertas públicas para o vestibular que ocorrerá no mês de dezembro de 2008: cursos de engenharia, dos cursos técnicos biocombustíveis, informática, cursos de pedagogia, artes visuais, inglês também cursos de pós em matemática e história. No total são 736 alunos ativos no Campus da Furg.

4. O Sr. João Alfredo da Silveira Peixoto falou da importância da instalação da universidade em nosso Município, a sociedade Patrulhense tem motivos para acreditar na mudança cultural das pessoas e com a adesão nos cursos haverá a ampliação da Universidade Federal no Município.

5. Dr. Daiçon Maciel da Silva falou que os empresários tem que despertarem para os investimentos na construção civil, para construção de pousadas, hotéis, bares, restaurantes. Em 2009, irão se instalar 26 professores e 10 tecnólogos que residirão no Município. Para o vestibular, as pessoas que tem interesse em alugar casa ou quarto para o vestibular entrar em contato com a Furg para fazer a oferta.

6. Segurança - Criação da guarda municipal para atender escolas, praças e prédios públicos com guardas armadas. O município recebe verba para manter essa serviço; instalação de monitoramento de câmeras no centro da cidade, agentes de transito.

7. Identificação das ruas - a Metrovias mostrou interesse em identificar as ruas e usar o espaço para publicidade inclusive abrigos e bancos de praça.

8. Fiscalização do comercio ambulante, a lei municipal tem amparo legal para o recolhimento das mercadorias, Senhor Prefeito solicitará ao órgão de fiscalização que seus agentes intesifique a fiscalização, solicitou que encaminhe a sua denuncia para o órgão.

9. Drogas; está sendo viabilizado um consorcio de tratamento de drogados em todo o litoral para que sejam encaminhados os pacientes para tratamento; está sendo realizado prevenção nas escolas principalmente do crack é relevante o consumo no Município. Foi sugerido maior participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, para coibir crianças de 9 e 10 anos não acompanhados por maiores responsáveis, permanecerem em eventos noturnos. Existe uma lei que todo o estabelecimento tem que ter placas normativa com horário de ingresso para menores e proibição de bebida alcoólica.

10. Convidados do Café-da-manhã: Claudio Constantino Stephanou (CX Federal), Jaime Luiz Benedetti (BB), Paulo Rossano D. dos Santos (Arrozagro Cerealista), Antonio Helio G de Barcelos (Contabilista), Giovani Batista Pesenti (G B Pesente), Antonio e Ronilda Ramos (Ronan Esquadrias), Antonio Roberto Message (MCR Equipamentos0, Pedro José C Rangel (Rangel Equipamentos).

11. As despesas foram rateadas entre os aniversariantes: Enio de Melo Freitas (05/11), Carmem A Monteiro (19/11), Paulo Ricardo de Almeida Borba (28/11), Arley dos Santos Barreto (24/12)