Café da Manhã da ACISAP/CDL Online de Maio/2021

Café da Manhã da Diretorias da ACISAP/CDL

O primeiro Café da Manhã da ACISAP de 2021, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12/05, de forma virtual. O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, Paulo José de Moraes Barros iniciou a reunião dando as boas-vindas aos convidados e aos membros das Diretoria da ACISAP e CDL presentes.
O Café da Manhã online contou com a participação de Lucas Muniz, Gerente de Pessoa Jurídica da Agência Sicredi de Santo Antônio da Patrulha, Edison Ramos, Analista de Desenvolvimento de Negócios, da superintendência do Sicredi, Kassiano Fraga, Diretor da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Antônio Valente, Diretor do Campus FURG Santo Antônio da Patrulha, e Danúbia Bueno Espíndola, Pró-Reitora de Inovação e Tecnologia da Informação da FURG.
Na sequência, os convidados representantes do Sicredi, Lucas Muniz e Edison Ramos, apresentaram dados sobre o mercado atual, modelagem de negócios e alavancagem empresarial, as adversidades ocasionadas pela pandemia, e as soluções disponibilizadas pelo Sicredi. Com as novas tendências do mercado, a venda online com pagamentos por link, vendas através de Pix com QR Code são opções e facilidades disponíveis para os empreendedores. Lucas Muniz destacou ainda, que os associados possuem isenção de aluguel das máquinas de cartão por 90 dias.
A seguir Kassiano Fraga, mencionou que através de pesquisa com os empresários e comerciantes patrulhenses foi possível ouvir suas demandas e principais dificuldades para dar segmento a melhorias e projetos para auxiliar no seu desenvolvimento. Desta forma, a criação dos conselhos municipais, teve grande importância, pois possibilita o foco direto nas demandas trazidas diariamente. O objetivo dos conselhos é trabalhar cuidando do futuro, preparando da melhor forma para enfrentarmos as diversas transformações que vem ocorrendo. Por isso o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, possui diferentes representantes de entidades que conectam e são os principais agentes do município, como elemento de aceleração de inovação, abertos à tecnologia, mudanças e unindo a pessoas que contribuem para este progresso.
Durante a reunião online o Diretor da FURG Antônio Valente falou sobre a estrutura da universidade, bem como da estruturação do Curso de Direito, o qual está sendo planejado, de acordo com pesquisa feita na cidade e as diversas possibilidades com a criação do Parque Científico Tecnológico Oceantec. Tema apresentado pela Pró-reitora Danúbia Espíndola que destacou os benefícios da criação da Oceantec, quais soluções de inovação apresenta para as empresas e no seu desenvolvimento com formação de startups a partir de incubadora.
Na oportunidade, Cristiane Migliavaca apresentou as ideias do Projeto Troca Pelo Bem, cujo objetivo é reunir o maior volume possível de alimentos básicos para ajudar a quem precisa neste período de pandemia, onde muitas pessoas passam dificuldades, o Projeto que ocorrerá através de feira, onde o visitante poderá trocar o produto escolhido por alimentos e assim formar uma grande corrente do bem, doando alimentos àqueles que necessitam.
A Troca pelo Bem, ocorrerá nos dias 29/05 e 06/06, no Clube Recreativo Patrulhense, das 13h30 às 18h30, seguindo todos os protocolos de distanciamento e de higiene.
O Café da Manhã da ACISAP contou com a presença do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Lucas Kellermann e do Prefeito Municipal Rodrigo Massulo, que parabenizou a ACISAP, pela retomada do café, mesmo que de forma virtual, destacado que a Administração Municipal está à disposição para desenvolver projetos que contribuam para o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade, em parceria com a ACISAP. Mencionando ainda a parceria com a FURG, a representatividade do o Oceantec na sociedade patrulhense, evoluindo com mentorias aos empresários.