PROJETO EMPREENDER

Num mercado cada vez mais competitivo e globalizado, muitas empresas de micro, pequeno, médio e até grande porte, correm o risco de fecharem suas portas por se acomodarem, pararem no tempo. Nos dias atuais, a necessidade de renovação e a procura por soluções eficazes são cada vez maiores.
Imagine a sua empresa com maiores poderes de negociação com fornecedores, funcionários cada vez mais capacitados e maior variedade de produtos e serviços, conquistando mais clientes satisfeitos e prosperando cada vez mais o seu negócio. Isso é Empreender. Sendo assim, o Projeto Empreender busca através de um conjunto de ações, o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, através do associativismo. Logo, juntando forças com outros empreendedores como você, para seu Negócio poder ir muito mais longe. Fica mais fácil detectar, discutir problemas e buscar soluções em comum. Esse é o objetivo do Projeto Empreender. Desta forma, apresentando resultados que fazem à diferença, o empreendedor que adere ao projeto Empreender obtém resultados significativos, como o crescimento dos negócios, desenvolvimento dos trabalhos de capacitação e geração de vendas, agilidade na administração, amplia conhecimento, mantém atualizado, troca experiência com demais empresários e busca benefícios junto a fornecedores como descontos e concessões. Mas a diferença mais importante diz respeito à grande redução de taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas que participam do projeto. E o Projeto Empreender no ano de 2007 aqui em Santo Antonio da Patrulha, desenvolveu seu trabalho para concretizar os seus objetivos acima citados, assim realizados capacitações, palestras, cursos, promovendo integração entre os empresários, visita técnicas, desenvolvendo o associativismo, participação em feiras e o principal fazendo com que o empresário reavalie suas atitudes em relação ao seu negocio e não se conforme como esta, e sim despertando para inovar, mudar. Os grupos que foram trabalhados, Lojas de Materiais de Construção e Elétrico, Lojas de Confecções e Calcados, Moveleiros e Serralheiros. O grupo que trabalhou junto o ano todo foi as Lojas de Materiais de Construção e Elétrico tendo como o destaque para sua união, não mais se vendo como concorrentes, mas como parceiros. Os demais grupos não foram possíveis realizar essa integração, mas os empresários que realmente estavam interessados em
buscar mudança para seus negócios participaram das atividades oferecidas pelo Projeto Empreender e ACISAP.

Sendo assim, as atividades realizadas no ano 2007

· Capacitação do “Juntos Somos Fortes” com o objetivo de despertar para a cultura da cooperação, para valores e as atitudes indispensáveis as práticas associativas. Assim, proporcionando também, o conhecimento do processo de cooperação e participação em um grupo e as informações básicas sobre as alternativas do associativismo.

· Sensibilizações e acompanhamento dos empresários durante o ano de 2007

· Palestra informativa sobre compras conjuntas

· Palestra sobre formação de Rede

· No grupo de Material de Construção e Elétrico, realização do planejamento estratégico para formação da rede informal

· Realização de compras conjuntas, assim comprando melhor

· Palestras informativas com os contadores associados da ACISAP durante todos os meses, com destaque para o ingresso 1 KG alimento que depois e doado para uma entidade, assim os empresários pratica a responsabilidade social

· Capacitação para funcionários e empresários sobre Técnicas em Vendas

· Realização de Oficina de Compras Conjuntas

· Missão Empresarial Gerdau e Fibraplac

· Participação do grupo de Material de Construção e Elétrico na Feira da Cachaça, Rapadura, Sonho e Arroz 2007, objetivando a divulgação das empresas e do trabalho conjunto realizado pelo grupo

· Consulta com advogada Ana Clara Maciel, para tirar duvidas sobre legislação dos comércios de confecções e calcados

· Debate com Ana Maria (Procon) sobre a legislação dos deveres e obrigações dos consumidores

· Capacitação para empresários e funcionários sobre Gestão Financeira Básica

· Palestra Tendência de Varejo

· Palestra sucessão familiar

· Realização do diagnostico das empresas que participaram do projeto

· Realização de um evento de final de ano para confraternização dos resultados alcançado os empresários de uma forma ou outra participaram dos projetos do empreender, um encontro com todos empreendedores do litoral norte – 06 12 2007

· Encontro de confraternização pelo trabalho realizado durante o ano 2007, com o grupo de Material de Construção e Elétrico, logo fazendo parte da integração do grupo, o qual o convívio durante o ano foi destaque nos comentários feitos durante o churrasco.

Em 2008, uma nova fase do projeto esta sendo reestruturado para aprimorar, inovar e melhorar seus trabalhos para vocês empresários. Mas enquanto não são apresentadas essas modificações, você empresários não pode parar, devem dar continuidade ao trabalho já iniciado no ano 2007, participando das atividades, integração na ACISAP, esse e o seu tempo para esta analisando o seu negocio. E o único responsável por essa atitude e você.

Gostaria de agradecer a participação de vocês empresários no projeto e essa grande troca de experiência e convivência que a gente pode desfrutar durante o ano 2007.

“HOJE É UM ÓTIMO DIA PARA TER UMA ATITUDE, CRESCER E MUDAR DE VIDA”.

LILIANA ROSITO MATOS

FACILITADORA PROJETO EMPREENDER

81290469

FOTO: VISITA TÉCNICA FIBRAPLAC

Fibraplac produz chapas de MDF, esta localizada em Glorinha, sendo considerada a empresa mais moderna do ramo aqui no Brasil, com a mais avançada tecnologia alemã. A preocupação da empresa com meio ambiente e uma questão central e de muitos cuidados, pois tem áreas própria de corte e planta mais de 2000 hectares. A visita técnica realizada no ultimo dia 13 de dezembro a Fibraplac por empresários do ramo moveleiro, com o Presidente da ACISAP, Valdeci Lino Cunha, foi possível comprovar e apreciar todas as características acima apresentado. Os empresários avaliaram de grande importância a visita, eles tiraram todas as duvidas que tivessem em relação a sua principal matéria prima (MDF), que utilizam em seu trabalho no dia a dia. E não imaginavam o tamanho e a grandiosidade da empresa. A receptividade na empresa também foi espetacular, o qual chamou atenção dos mesmos. E o objetivo da ACISAP e dos Projetos de parceria com SEBRAE é estar proporcionando ao seu associado essa aproximação com as empresas que estão se destancando no mercado empresarial, com isso aumentando seus conhecimentos.