Núcleo de Jovens Empreendedores da ACISAP

INTRODUÇÃO

Em todo o mundo, um em cada cinco habitantes com idade entre 15 e 24 anos está desempregado. De acordo com dados apresentados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao final de 2017, praticamente 30% dos jovens brasileiros estariam sem trabalho. A estimativa sobre o índice brasileiro é mais de duas vezes superior à média internacional. Segundo a OIT, o desemprego entre jovens no mundo é de cerca de 13,1%.

Nesse cenário, é imprescindível que se trabalhe o empreendedorismo para que se possa expandir o número de empresas, transformando jovens em empresários capazes de criar e/ou manter negócios de sucesso e, portanto, contribuir para ampliar as oportunidades das novas gerações. Afinal, ao empreender, o jovem deixa de figurar nas estatísticas do desemprego e abre postos de trabalho para outros.

Dessa maneira, é fundamental estimular iniciativas como os Núcleos de Jovens Empreendedores promovidos pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) e Associações Comerciais de todo o Estado.

APRESENTAÇÃO
Com o objetivo de aproximar e capacitar os jovens empresários nucleados, promover o associativismo e favorecer o desenvolvimento das empresas e da economia do município, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, como Entidade de Classe, desenvolveu um projeto que visa criar o Núcleo de Jovens Empreendedores de Santo Antônio da Patrulha, RS, por meio de encontros e atividades para a troca de experiências.

O Núcleo de Jovens Empreendedores irá desenvolver um calendário de encontros, com palestras, visitas técnicas, capacitações, educação empreendedora, participação em eventos, entre outras ações.

JUSTIFICATIVA
O projeto do Núcleo de Jovens Empreendedores pretende promover diversas atividades voltadas para o público jovem, em especial aos jovens empreendedores associados à ACISAP, despertando o interesse na capacitação e aprimoramento da gestão de seus empreendimentos.

OBJETIVO GERAL
Criar o Núcleo de Jovens Empreendedores de Santo Antônio da Patrulha, RS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover a aproximação dos nucleados de modo a estimular, entre eles o associativismo e o espírito de mútua e constante colaboração;
-Estimular a cooperação, a troca de experiências profissionais e de ideias e ações conjuntas dos jovens empreendedores;
-Amparar, defender e orientar os interesses do núcleo de Jovens Empreendedores junto à ACISAP, poderes públicos e demais entidades representativas;
-A promoção de eventos, cursos, palestras, seminários visando a capacitação pessoal e profissional para melhoria da qualidade profissional.