Núcleo da Mulher Empreendedora da ACISAP

INTRODUÇÃO

No mundo inteiro o empreendedorismo feminino tem mostrado sua força e, as mulheres, têm se destacado, cada vez mais, nos mais diversos setores de nossa economia. Elas estão no comércio, na indústria e na prestação de serviços, mostrando que, o empreendedorismo não é uma exclusividade masculina.
O caminho do negócio próprio é uma das alternativas de aumentar o rendimento e também, tornar a atividade como principal fonte de renda, contribuindo com a autonomia financeira das mulheres. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, nos últimos quatorze anos, o número de empresárias subiu 34%. No ano de 2014, o País tinha 7,9 milhões de empresárias, além disso, 43,2% dos cargos de gerência, nas micro e pequenas empresas, são ocupados por mulheres.

Em Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, nota-se, também, o aumento expressivo de mulheres à frente de negócios, assim como, em cargos de gerência nas empresas, lojas, indústrias, etc. Na Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACISAP, historicamente, as mulheres empresárias têm participado ativamente das diretorias, conselhos, assim como da presidência da Entidade, que em seus 50 anos duas mulheres assumiram como presidentes.

Diante disso, a ACISAP percebe a importância de criar ações que reúnam as empresárias com o objetivo de discutir o mercado, a atuação feminina, promover palestras, oficinas, apresentação de cases de sucesso, visitas técnicas, circuito de negócios, troca de experiências e demais atividades de capacitação.

APRESENTAÇÃO

Com o objetivo de promover a união de mulheres empresárias do Município, oportunizando o desenvolvimento de ações voltadas para a qualificação das mesmas e atendendo a expectativa de associadas, empresárias, a ACISAP, como Entidade de Classe, desenvolveu um projeto que visa criar o Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Santo Antônio da Patrulha, RS, por meio de encontros e atividades para a troca de experiências.

O Núcleo de Mulheres Empreendedoras irá desenvolver um calendário de encontros, com palestras e oficinas, em parceria com universidades conveniadas da região, visitas empresariais, apresentação de cases, entre outras ações.

JUSTIFICATIVA

O projeto do Núcleo de Mulheres Empreendedoras pretende promover diversas atividades voltadas para o público feminino, em especial às empreendedoras associadas à Entidade, para que, em um primeiro momento, o núcleo seja planejado e estruturado, bem como, despertar o interesse de empresárias e lideranças femininas para que contribuam e participem do projeto.

OBJETIVO GERAL

Criar o primeiro Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Santo Antônio da Patrulha, RS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reunir empresárias de diversos segmentos para busca de soluções e oportunidades para fortalecer os seus negócios;
- Alavancar a força do empreendedorismo feminino patrulhense;
- Promover atividades voltadas para a capacitação e qualificação das empresárias e lideranças femininas;
- Oportunizar uma maior participação da mulher empresária no processo de gestão;
- Geração de novas parcerias;
- Conhecer novos nichos de mercado;
- Proporcionar um espaço para discussão de ideias e alternativas para alavancar o sucesso dos negócios.

Coordenadora
Andreia Peixoto dos Santos

Vice-Coordenadora
Valéria Mido Baierle

Consultora Responsável
Marília Vargas