Café da manhã ACISAP/CDL Agosto/2017

Mais uma edição do tradicional Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACISAP e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, foi realizada na última quinta-feira, 17 de agosto, na sala Mara Lúcia Cardozo, sede da Entidade. O evento contou com cerca de 30 participantes, entre membros da Diretoria, associados, autoridades e convidados.

Inicialmente, o Presidente da ACISAP e da CDL, Paulo Roberto Machado, deu às boas-vindas a todos e fez um breve relato sobre o Feirão ACISAP CDL – a maior liquidação de Santo Antônio, ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de agosto junto à 31ª Moenda da Canção. O Feirão foi resultado da união de empresários, ACISAP e CDL, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores no sentido de impulsionar o comércio local e proporcionar à comunidade um evento bem diversificado.

Seguindo as apresentações, a Pesquisa Destaques foi lançada e estará disponível para votação até o dia 30 de setembro. A Pesquisa Destaques da ACISAP é uma forma que a Entidade encontrou de homenagear as empresas e empresários locais, que, na opinião dos associados, foram destaques no ano anterior e tem por objetivo, premiar Empresas e Empresários dos setores do Comércio, Indústria e Prestação de Serviços que mais se destacaram no ano de 2016. Poderão votar somente associados da ACISAP/CDL, nas modalidades: Pessoas Físicas e Jurídicas. A pesquisa será realizada via formulário online, com questões de múltipla escolha, disponível no link: https://goo.gl/B2mwZX. A entrega da premiação será no dia 10 de Novembro, em evento a ser realizado no Espaço Nobre às 20 horas.

Para falar sobre Empreendedorismo e Inovação, recebemos o Professor Jorge Estuardo Tello Gamarra da Universidade Federal do Rio Grande – FURG Campus Santo Antônio da Patrulha. Jorge é Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Mestre em Administração de empresas pela Universidad Nacional del Centro del Perú (2004). Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional del Centro del Perú (2001). Atualmente, atua como Diretor Científico do Instituto Peruano de Competitividad (INSPERCOM), também como Coordenador e Professor no curso de Engenharia Agroindustrial - Indústrias Alimentícias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Em sua apresentação, além de apresentar alguns cases de empresas de sucesso como O Boticário e Embraer, ressaltando a história de cada uma delas. De acordo com o professor, existem dois tipos de empreendedores: os empreendedores por necessidade e os empreendedores por oportunidade e destacou, ainda, cinco lições empreendedoras: 1) Inovar, além da média (do mercado); 2) Profissionalizar a Gestão; 3) Pensar grande; 4) Foco nas pessoas (cultura organizacional); e 5) Visão de longo prazo.