Café da Manhã da ACISAP e CDL de Março/2017

No último dia 23 de março, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACISAP, e, da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, por meio de sua Presidente, Carmen Monteiro, realizou mais uma edição do Café da Manhã com a Diretoria, Conselhos, Associados e convidados.

O Presidente eleito para o biênio 2017-2019, Paulo Roberto Machado, iniciou o evento convidando a todos para o primeiro Jantar Baile da ACISAP, em comemoração aos seus 50 anos de reorganização com a Posse da nova Diretoria, homenagem aos ex-presidentes e apresentação da banda Entre Nós, que irá ocorrer no dia 08 de abril de 2017, às 20 horas no Clube Recreativo Patrulhense.

A pauta do Café da manhã sobre Imposto de Renda e com o apoio do Procor Escritório Contábil, foi trazida a palestra “Alterações do Imposto de Renda”, ministrada por Maria Ilene Imlau Winter. Maria Ilene é Contadora, pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica – PUC RS, Especialista em Tributos Federais, Consultora nesta área, redatora e Instrutora de cursos e palestras da Lefisc - Legislação Fiscal e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Em sua fala, a palestrante trouxe um breve histórico do Imposto de Renda, sendo este, um tributo em que cada contribuinte, pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a pagar uma porcentagem de sua renda para o governo. No Brasil, o imposto sobre rendimentos foi instituído em 1922, com a proposta de financiar a saúde, educação e o desenvolvimento urbano.

A palestrante também abordou os erros mais frequentes, ocorridos nas declarações anuais, como: a omissão de rendimentos do titular, omissões de rendimentos de dependentes, informação de valor do imposto de renda referido na fonte, maior do que o que consta na declaração do empregador, dependentes que não preenchem as condições, em especial por contarem de outra declaração ou terem apresentado declaração em seu nome, despesas médicas não realizadas, de titular e de dependentes e ainda, de não dependentes, relativas a consultas, Planos de Saúde e Clínicas e, ainda, contribuições de empregadas domésticas não realizadas.

Já em clima de despedida, pois este foi o seu último Café da Manhã como Presidente da ACISAP, Carmen Monteiro agradeceu profundamente o apoio de seus associados, parceiros, entidades, órgãos públicos e a todos, pelo carinho e apoio a ela depositados, nos dois anos de sua gestão. Aproveitou para fazer o descerramento da placa em homenagem ao ex-presidente da ACISAP na gestão 1969 a 1971, senhor Lauro Silveira Ramos, que agora, compõe a galeria de ex-presidentes. Encerrando o encontro, os convidados dirigiram-se à frente da sede da Entidade para o descerramento do selo alusivo aos 50 anos, dando início às comemorações do cinquentenário da ACISAP.