Café da manhã da ACISAP e CDL Abril/2016

Na quinta-feira, dia 28 de abril, ocorreu na sala Mara Lúcia Cardozo, sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP o tradicional café da manhã com os Associados. O objetivo desses encontros é de promover o conhecimento e fortalecer o empreendedorismo e o associativismo no município. O encontro teve como pauta três tópicos, sendo eles: A) Apresentação de alguns dados do SINE/FGTAS de Santo Antônio, pelo coordenador Júlio Pereira Anelo; B) Projeto de monitoramento de câmeras, pelo secretário de obras, trânsito e segurança Antônio Selistre; e C) a apresentação do advogado Paulo Mazzardo, da Mazzardo e Coelho Advogados Associados, sobre Gestão da crise.

O Sr. Júlio Anelo relatou algumas informações da agência do SINE/FGTAS, como o número de pessoas empregadas município (368), sendo que metade foi através da agência, além dos 22 cursos ofertados via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desenvolvidos no município. Ele ressaltou ainda, a importância junto às empresas através da oferta de vagas via agência, explicando também como ocorre a viabilidade do estado para trazer investimentos à agência e às empresas interessadas em ter um apoio técnico, proporcionando a geração de emprego em Santo Antônio. Na oportunidade, convidou a todos para o I Fórum Regional do Trabalho a ser realizado no dia 05 de maio, das 8 às 17 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Osório. O evento contará com diversas atividades, entre elas, oito palestras voltadas para Empresários.

O Dr. Antônio Fernando Selistre, Secretário Municipal das Obras, Trânsito e Segurança – SEMOT, falou sobre a administração e funcionamento das câmeras de monitoramento do município que passarão às Prefeituras. Serão realizados estudos e levantamento da estrutura já existente e colocação de novos equipamentos. Selistre frisou ainda, a importância deste projeto uma vez que as câmeras servirão de apoio para inibir e prevenir possíveis delitos, além de servir de suporte a investigações. Uma reunião já foi agendada para o dia 11 de maio, na ACISAP, com a presença de instituições da segurança, empresas do ramo das câmeras e comunidade que tiver interesse, para discutir alternativas com relação ao monitoramento das câmeras.

Finalizando, Paulo Mazzardo fez uma breve apresentação sobre medidas defensivas e de enfrentamento da crise, na gestão de uma empresa. Algumas soluções apontadas: identificação das causas da crise e aplicação de ferramentas como gestão administrativa de passivos, recuperação extrajudicial e recuperação judicial. A secretária executiva, Beatriz Marques, finalizou o evento com o convite aos Associados para participarem da pesquisa e jantar dos Destaques empresariais, da Gincana Memória da ACISAP – 49 anos, participação do projeto Construção do Observatório socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha, abertura do Concurso para escolha da logo dos 50 anos de reorganização da ACISAP, comemorados em 2017, todos estes, projetos da Entidade para este ano.