Café da Manhã Diretorias ACISAP e CDL

Ocorreu no dia 28 de agosto de 2014, às 7 horas e 30 minutos na Sala Mara Lúcia Cardozo, sede social da ACISAP a reunião ordinária mensal das Diretorias, dos Conselhos Deliberativos, Fiscais e Consultivos da ACISAP e da CDL, presidida pelo Presidente da ACISAP Sr. Rafael Hnszel. Foram tratados os seguintes assuntos:
1) Secretarias de Obras e Trânsito e do Planejamento: Os representantes da Secretaria iniciaram o uso do espaço citando a parceria entre ACISAP e Prefeitura Municipal para manter o Ponto de Atendimento SEBRAE e a instalação de uma unidade do SENAI oportunizando qualificação de mão de obra ao setor das indústrias. O secretário José Carlos dos Santos Oliveira falou dos projetos, alguns já em execução, outros em fase de construção e/ou aprovação:
*Reorganização Fundiária: aguardando liberação de verba federal, esse projeto possibilitará a revitalização da Vila Assis Brasil proporcionando boa estrutura e melhor qualidade de vida aos munícipes deste bairro.
*Projeto Social: recuperação do ginásio de esportes Caetano Tedesco e das “casinhas açorianas” e reestruturação do Centro de Convenções Qorpo Santo inclusive com fixação de equipamentos de som e palco para realização dos eventos;
*Fortalecimento da infraestrutura do SUS: aplicação da verba destinada em reparos nos postos de saúde, padronização do Centro Regional de Oftalmologia e no Hospital a construção de mais de 20 leitos com qualidade padrão Hospital Mãe de Deus, atual responsável pela gestão do Hospital Municipal, verba esta gerada através da consulta popular deste ano, que será disponibilizada no próximo ano.
*Municipalização da RS 030: primeiramente o projeto de duplicação e municipalização da RS 030 foi encaminhado à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - METROPLAN, mas por se tratar de uma Rodovia o mesmo foi encaminhado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, o projeto deverá tramitar por nove seções até ser encaminhado à Assembléia. A execução deste projeto dependerá da assinatura do governador alterando a lei atual decretando que a “obra de duplicação deverá ser acompanhada pelo DAER ou METROPLAN”;
*Baixa qualidade de energia: empresas instaladas próximo do acesso à Free Way reivindicam a urgência em ser realizado um estudo para avaliar se a responsabilidade pelo aumento de energia elétrica distribuída no local é de responsabilidade da CEEE ou das empresas que ali se instalam devendo antes fazer projeto de distribuição de energia.
*Passeio público, estacionamento e coleta de lixo: está sendo realizado um processo de informação, notificação e fiscalização junto aos donos de prédios comerciais e moradores residenciais para que o passeio público passe por processo de adequação de acordo com normas técnicas nacionais. Aqueles que se negam a aderir, não realizando a manutenção de suas calçadas, após notificações, podem ser acionados judicialmente. Quanto a colocação de lixeiras nas calçadas e recolhimento de lixo, serão divulgados nos meios de comunicação da Prefeitura Municipal e ACISAP orientações claras e objetivas quanto ao que pode ou não, da instalação de lixeiras bem como cronograma de horários e itinerários das coletas. Há necessidade urgente de reorganização de estacionamento em torno do perímetro comercial, muitas foram as sugestões: estacionamento obliquo, reestruturação do calçadão desfazendo os bicos (na Av Cel Victor Villa Verde), pois o prazo para que a mesma não fosse modificada já acabou. A contratação de fiscais de transito, etc. Qualquer que seja o projeto a ser executado é importante que os cidadãos patrulhenses sejam conscientes e colaborem para o bom funcionamento das vias públicas.
2) Apresentação SEBRAE: atualmente instalado junto a Sala do Empreendedor o Ponto de Atendimento SEBRAE oferece serviços de abertura de empresas, consultoria e cursos de qualificação nas áreas de gestão, marketing e vendas. Um volumoso número de pessoas procura o SEBRAE para cadastrar-se no MEI (Microempreendedor Individual) e, já tem a oportunidade de sair da Sala do Empreendedor com seu alvará de funcionamento (provisório). Atualmente está sendo disponibilizado pela Prefeitura Municipal o Microcrédito: após abrir seu CNPJ o empreendedor passa por análise para verificar a possibilidade de adquirir capital de investimento com condições especiais.
3) Secretaria de Agricultura: O Secretário de Agricultura do Município informou aos presentes das dificuldades encontradas para a liberação de licenças ambientais, em virtude de ação do Ministério Público. Este problema atinge os municípios pertencentes a APA (Área de Preservação Permanente) do Banhado Grande, que formam as nascentes do Rio Gravataí.
4) Assuntos da ACISAP: Com a palavra o presidente Rafael Hnszel anunciou aos presentes que finalmente foi assinado o Termo de Compromisso com o SENAI, o próximo passo será de adequação e licenciamento do local onde será instalada a unidade de acordo com as exigências do SENAI para que as atividades possam iniciar. No mês de outubro próximo será realizada entre os associado a campanha “LIMPE SEU CRÉDITO E FAÇA SEU NOME BRILHAR” com objetivo de diminuir o número de inadimplentes e dando oportunidade para que os clientes regularizem suas dividas. Já está em fase de elaboração o projeto do tradicional Natal de Prêmios 2014. Uma promoção ACISAP e apoio da Prefeitura Municipal e Gráfica Triângullo realizarão no dia 13 de novembro de 2014, às 20h, no Centro de Convenções Qorpo Santo a palestra “O MUNDO MUDA” com Dado Schneider que tem mais de 36 anos de experiência em marketing e comunicação. E por último, porém não menos importante, já está encaminhado os primeiros passos para o Projeto de Natal 2014, o qual será realizado através de Convênio entre a ACISAP e Prefeitura Municipal, a comissão do projeto além de membros da Prefeitura conta como representantes da ACISAP as senhoras Carmen Monteiro, Carolina Selistre e Luciana Terra, o presidente destaca a importância de que toda a colaboração é importante e será muito bem vinda para realização e sucesso desse projeto!

Texto revisado por Guilherme Selbach, Vice-Presidente da ACISAP