Reunião com as ACIs do Litoral filiadas a Federasul
Voltar
REUNIÃO REGIONAL DE ACIs

ATA de Reunião 15/09/2010


I - HORA, DATA E LOCAL: Às onze horas do dia quinze de setembro de dois mil e dez, realizou-se na Sede Social da ACISAP a Reunião Regional de Associações Comerciais, Industriais e de Serviços do Litoral Norte.
II - PRESENÇAS: Gilson Becker - Presidente da CEO, Manoel Marcos Teixeira de Souza – Presidente da ACIPS, Ângela Ferreira – Secretaria-Executiva da ACIPS, José Valmor A. de Aguiar –ACISPS – Palmares do Sul; Valdemar Silva Soares – ACIPS Palmares do Sul, Eron Carlos Nunes Ferreira – Presidente da ACISP Balneário Pinhal, Emerson Benetti, – Presidente da ACI de Capão da Canoa, Osvaldo Luiz Jacques Guazzelli – Vice-Presidente do Litoral Norte representando a Federasul, Andreza Bitencourt – Secretaria-Executiva da CEO; Arley Santos Barreto – Presidente da ACISAP e CDL, Vinicius Barcelos Oliveira - 1º Vice-Presidente da ACISAP, Dra. Ana Clara Maciel – Advogada e 1º Secretaria da ACISAP, Carmem Teresinha Alminhana Monteiro – 2ª Secretaria da ACISAP, Tatiana Ebernart – Agente da Rede de Atendimento ao Empreendedor- SEBRAE.
PAUTA: Copa 2014 – Preparação dos estabelecimentos comerciais e atendentes – Curso de Inglês, apresentação de layout das empresas, segurança, hospedagem, etc.; Dia do Cliente – 15 de Setembro – Promoção da data; Campanha Promocional Regional - Campanha Quem Tem Crédito Tem Tudo; Formalizar a entrega das reivindicações das ACIs aos candidatos as eleições 2010 quando receberem a visita dos mesmos para compromete-se com as entidades: Participação da SEDAI-RS nas próximas reuniões para viabilizar planejamento e apoio da orla marítima; Aberta para sugestões.
ABERTURA DOS TRABALHOS: O Presidente da ACISAP- Arley Santos Barreto, abriu os trabalhos dando boas vindas aos presentes de imediato fazendo uma apresentação dos produtos e serviços da ACI de Santo Antonio da Patrulha valorizando a qualificação da mão-de-obra com o advento da Faculdade Federal - FURGS no Município, a parceria da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha –RS. Posteriormente o Sr. Osvaldo Guazelli passou a falar como representante vice-presidente do Litoral Norte dando seguimento à pauta. O Sr. Gilson Becker sugeriu que os Secretários Municipais de Turismo estejam atuando junto as ACIs, também foi sugerido pelo Sr. Osvaldo Guazelli que a ALINORTE – Associação dos Municípios do Litoral Norte esteja presente. O Sr. Emerson Benetti sugeriu que tomasse conhecimento o que é um Roteiro Turístico para fazer um projeto dentro de uma padronização. Foi proposto para reunião de novembro para cada ACI trazer as perspectivas para a Copa de 2014, falar com as diretorias e o Poder Público. Para março ficou o convite para Alinorte e os Coredes apresentarem seus projetos para a Copa de 2014, a ACI de Osório responsável pelos convites. Quanto aos Secretários Municipais de Turismo ficou acertado os convites para participarem em maio de 2011, para que eles possam apresentar os projetos para Copa de 2014 para as ACIs do Litoral, também foiçou para maio ações sobre a data de comemoração do Dia do Cliente – 15 de Setembro. Campanha Regional de Recuperação de Credito. Objetivo é recuperação da inadimplência, com realização de 15 de outubro a 30 de novembro será divulgada através de cartazes, jornais, rádios da região e locais. Conforme informação da Srta. Andreza os cartazes já foram orçados e cada ACI deverá encaminhar um e-mail com as quantidades necessárias de cada ACI para agilizar a confecção. Os participantes discutiram os custos da campanha que chegaram a um acordo que as Entidades deverão custear em prol de seus associados e usuários, onde todos sairão ganhando. Quanto às reivindicações para os candidatos aos cargos eletivos nas próximas eleições foi sugerido que as ACIs passem por e-mail para a Srta. Andreza confeccionar um documento único com todos os interesses para posteriormente as Entidades possam entregar aos candidatos. Participação da SEDAI-RS nas próximas reuniões para viabilizar planejamento e apoio da orla marítima. Ficou acertado que a Sra. Beatriz fará o convite a SEDAI-RS para as próximas reuniões. Ao encerrar a palavra ficou a disposição os presentes. O Sr. Manoel Souza reafirmou a necessidade de cursos de línguas para a Copa de 2014 em realizar parceiras empresas que realizem este trabalho. O Sr. Eron Ferreira fez um convite para Exposição Regional de acontecerá em Balneário Pinhal em maio de 2011 e conta com a participação das demais entidades.
Encerramento: Ao final os agradecimentos do Presidente da ACISAP – Arley Santos Barreto, quando ocorreu a reunião e o almoço o qual foram recepcionados os visitantes e brindados com os produtos do Município.