Notícias

23/12/2021 Pesquisa setores da economia nas vendas de final de ano
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, realizou uma pesquisa entre os empresários de diferentes setores da economia, a fim de verificar a perspectiva de vendas do comércio neste ano e analisar o fluxo de consumo.
De acordo com Rogério Matos, empresário do setor de bazar, decoração e brinquedos, as perspectivas apontam que a as vendas sejam um pouco menores que ano passado. Pois neste ano e principalmente nesta época de natal, observa-se que os consumidores estão buscando presentes com valores mais acessíveis, e por isso diminuiu muito o ticket médio do setor.
Em relação às vendas do ano passado a meta seria atingir o mesmo nível que o ano passado, que de acordo com Rogério, seria muito bom. Mas ao que está se encaminhando é provável que a média fique em torno de 10% abaixo da média.
No setor supermercadista, Marcione Gomes empresário do ramo, destaca que a perspectiva do setor é que se venda de 5 à 10% à mais em relação ao ano passado. Mas, comparando 2019 e 2020, anos em que houve super vendas, devido à pandemia, com os consumidores ficando mais em casa, deixaram de investir em outros produtos e priorizaram seus gastos na alimentação.
Este ano houve uma queda no setor supermercadista, e os demais setores da economia, que acabaram faturado menos no início da pandemia hoje estão normalizando, pois os consumidores estão migrando seus gastos mensais para outros produtos, como vestuário, eventos, o que é um fato positivo de retomada da economia.
De acordo com Marcione “é muito importante que os outros setores voltem a crescer, economia é uma roda e todas tem que girar, a economia precisa girar em todos os seus setores.” Em suas considerações finais, menciona sua preocupação com a inflação e a falta de produtos e matérias-primas, o que afeta a economia gerando inflação para os supermercadistas e demais setores, soando como um sinal de alerta, por não sabermos até quando a inflação irá aumentar.
No setor de vendas de móveis e eletros, a perspectiva é que as vendas deste final de ano empatem com as do ano passado. E em relação aos anos anteriores, o setor está mais difícil e competitivo.