Notícias

24/11/2021 ACISAP promove palestra na semana do Empreendedorismo
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP promoveu na última segunda-feira, 22/11, uma palestra sobre a inovação no futuro dos negócios e das cidades, dando início à semana do Empreendedorismo. Evento que ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Oceantec, Sicredi e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CMCTI.
Como convidados, o público prestigiou o Secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, também coordenador do Pacto Alegre, Conselheiro no Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da Federação das Indústrias do RS (FIERGS) e Diretor de Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o Professor Jorge Gamarra, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pesquisador no Núcleo de Estudos da Inovação (NITEC) da Escola de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutor em Administração pela UFRGS, mestre em Administração de Empresas pela Universidad Nacional del Centro del Perú e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional del Centro del Perú.
A reunião, que ocorreu de forma presencial no Centro de Eventos Qorpo Santo, foi um bate-papo mediado pelo Diretor da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Kassiano Fraga, onde os participantes puderam interagir com os convidados, enviando perguntas sobre os temas apresentados durante o encontro.
Em sua explanação, Luiz Carlos apresentou o projeto Pacto Alegre, iniciativa que foi desenvolvida e aplicada na cidade de Porto Alegre, que busca articular representantes de universidades, empresas e sociedade civil para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de projetos que tragam melhorias para a cidade, através da plataforma de alinhamento e articulação, buscando incrementar o impacto das ações já existentes, com senso de urgência, unindo forças para gerar melhorias.
Na sequência, o Professor Jorge Gamarra abordou o tema Empreendedorismo e a importância da inovação e da tecnologia nas empresas e processos, como estratégias para se desenvolver o progresso. Desta forma, definindo os objetivos, para acumular capacidades e aperfeiçoar a capacidade de inovação.
O evento, que ocorreu no Centro de Eventos Qorpo Santo, contou com uma boa adesão de público, que como ingresso contribuiu com 2kg de alimento por pessoa, os quais foram recebidos e divididos entre as entidades apoiadoras, Apae, Lar Oscar Vargas, Lions Club, e Rotary, contando com a presença do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Lucas Kellermann, representando o Prefeito Rodrigo Massulo, o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Cristiano Quevedo, e os vereadores do Município, que representaram a Câmara de Vereadores, antecipando sua sessão para prestigiar o evento. Também estiveram presentes membros da Diretoria da ACISAP e empresários da cidade.