30/12/2020 As vendas de final de ano e os reflexos da pandemia
Nesta época festiva de final e ano, onde Natal e Ano Novo aquecem as vendas no comércio, teve neste ano atípico de pandemia uma diferença em relação ao ano passado para os comerciantes.
Devido à situação muitos negócios oscilaram, o movimento diminuiu, empresas encerraram suas atividades, houve aumento no índice de desemprego, mas os lojistas encontraram outras formas de manterem suas atividades e vendas, como o atendimento online, take-away, desta forma mantendo e adaptando suas metas.
Neste ano, a semana que antecedeu o Natal e a véspera, movimentaram o centro da cidade, fato que aliviou a tensão de muitos lojistas, que registraram baixa nas vendas desde o início da pandemia. Muitas pessoas não abriram mão de fazer suas compras e presentear, assim vários setores do comércio tiveram um bom movimento dentro do cenário que estamos atravessando.
O segmento de acessórios e produtos de beleza, mantiveram suas vendas com mais movimento na véspera de Natal, mas houve queda de 18% em relação às vendas de Natal no ano passado, notando-se que neste ano os clientes apostaram em compras para si e menos presentes, apenas lembranças.
Já o comércio de itens de bazar e decoração, surpreendeu a meta esperada, pois houve um aumento de 8% nas vendas, já que a população está mais tempo em casa, essa foi uma das apostas de compra dos consumidores e também para presentear, assim como brinquedos.
Dentro do contexto que vivenciamos no setor de calçados, os comércios registraram boas vendas com maior movimento na semana que antecedeu o Natal, apesar de uma queda de 25% a menos em relação ao ano passado. Um fator que influenciou muito este segmento é a queda na produção das fábricas de calçados, que teve a mesma proporção.
Já as lojas de confecção atingiram a meta esperada de vendas de itens de vestuário, mas em relação ao ano passado caiu 5%.
No ramo da alimentação, houve bom movimento de vendas durante o mês de dezembro, sendo registrado um crescimento na véspera de Natal, pois o feriadão das comemorações de final de ano influenciam de forma positiva as vendas dos comerciantes deste setor.
No que se refere às consultas de SCPC, inclusões e cartas de notificação, os gráficos mostraram uma queda de 62%, um reflexo da diminuição do fluxo de vendas e procura dos consumidores nestas datas.
Este cenário de pandemia que estamos atravessando, tornou datas comemorativas atípicas e diferentes para todos nós, mas ainda assim houve bons registros de vendas, apesar de quedas em relação ao ano passado, nota-se que as pessoas estão investindo mais em si, em seus lares, mas mantendo a tradição de presentear entes queridos.
De acordo com o Presidente da ACISAP/CDL Marcione dos Santos Gomes, apesar de toda a situação que influenciou principalmente na economia, quando em determinados momentos, pessoas ficaram sem seus empregos, empresas fecharam, e muitas sobreviveram, observa-se a garra e capacidade de nos reinventarmos de acordo com as situações. O comércio patrulhense apesar de tudo teve resultados otimistas em relação a suas metas, mesmo havendo queda, mas tendo em vista o cenário, mostra que os lojistas manteram o foco, determinação para se adaptar ao cenário.
O ano de 2020 nos trouxe situações adversas, muitas vezes nos colocando à prova, mas deixou muitos aprendizados, superações, garra, determinação, renovação da esperança e fé no futuro, despertando a confiança e o foco para dar a volta por cima e, nos mostrando que temos capacidade suficiente para nos superarmos diante dos desafios.
A ACISAP e CDL desejam que o ano de 2021 seja um ano de prosperidade, sucesso e boas vibrações, que todos possam ter êxito nos negócios, conquistas e muita saúde. Um abençoado Ano Novo à todos!