10/03/2020 Café da Manhã da ACISAP mostra os resultados do ano de 2019 das câmeras de videomonitoramento da cidade
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, promoveu na manhã desta quinta-feira, 05 de março, mais uma edição do Café da Manhã da ACISAP, que teve como pauta os resultados do ano de 2019 das Câmeras de Videomonitoramento. O tema foi apresentado pelo Comandante da Brigada Militar de Santo Antônio da Patrulha, Tenente Marcos Zanatta.
Durante a exposição foram apresentados os dados quantitativos da Brigada Militar com o índice geral das ocorrências em nosso Município no ano de 2019, como a quantidade de furtos e roubos em residências, comércios e veículos, homicídios, tráfico de entorpecentes, bem como o total de apreensões que obtiveram êxito e foram impedidos devido ao auxílio das imagens das câmeras de videomonitoramento instaladas na cidade.
No decorrer da apresentação, o Tenente Zanatta falou sobre os tipos mais comuns de delitos cometidos, apresentou o número de apreensões e prisões, além de captura de foragidos realizadas no ano de 2019, além do número de ocorrências atendidas, intervenções e cercamentos. Aproveitando a oportunidade, ressaltou ainda, a importância de manter a atenção constante, instruindo o público sobre a prevenção destas situações, como evitar fornecer informações sobre a vida pessoal e rotinas à qualquer desconhecido, estar sempre atento à atitudes suspeitas e se necessário entrar em contato com a Brigada Militar, que está sempre à disposição dos patrulhenses, trabalhando para promover a ordem e a segurança na cidade.
Na sequência foi apresentado no telão, as imagens das câmeras de videomonitoramento em tempo real, com resolução de alta qualidade. O Comandante da Brigada Militar falou ainda, sobre a importância das câmeras, e afirmou que são uma excelente ferramenta de auxílio para o trabalho da Brigada Militar, que é a responsável pela operação das mesmas e, desta forma vem contribuindo para várias prisões serem efetuadas em flagrante e em perseguições.
No ano de 2019 houve um total de 10.996 pessoas abordadas pela Brigada Militar, 7.507 veículos abordados, foram feitas 400 barreiras na cidade e 503 prisões realizadas, além de 2.687 ocorrências atendidas.
Ao final da apresentação, o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – CONSEPRO, Cláudio da Costa Silveira falou sobre como surgiu o Projeto das Câmeras de Videomonitoramento, agradecendo a colaboração do Sicredi e a presença de todos, aproveitou ainda a oportunidade para solicitar a ajuda e parceria dos empresários presentes no Café da Manhã, para manter a continuidade deste projeto tão importante e que contribui para a segurança dos patrulhenses, e afirmou ainda, que a segurança é de todos nós.
O Presidente do CONSEPO agradeceu ao trabalho da Brigada Militar e falou sobre a diminuição da criminalidade em nosso Município devido às abordagens feitas com o auxílio das câmeras de videomonitoramento. O projeto teve o apoio de diversas entidades engajadas na causa e que auxiliaram para que fosse colocado em prática.
Com a palavra, o Delegado de Polícia Civil Valdernei Tonete agradeceu o empenho do presidente do Consepro, todos os empresários que participam desta empreitada, e também parabenizou o Tenente Zanatta e o efetivo da Brigada Militar, pelo comprometimento e engajamento, por prestarem um serviço diferenciado e de muita qualidade à comunidade patrulhense, trabalhando diuturnamente, e se colocou à disposição.
O Café da Manhã foi conduzido pelo Presidente da ACISAP/CDL, Marcione dos Santos Gomes, estiveram presentes o Prefeito em exercício José Francisco Ferreira da Luz, o Diretor de Trânsito da Secretaria Obras, Trânsito e Segurança Paulo Rogério da Costa Silveira, o Secretário de Planejamento Ferúlio José Tedesco, o vereador Presidente do Legislativo André Selistre, o vereador do Município de Rolante, Diego Henemann e o Presidente do Consepro/Rolante Maicon Silva da Rosa.