Notícias

26/02/2020 Café da Manhã da ACISAP do mês de Fevereiro teve como pauta o Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais com o Sebrae
Na manhã do dia 20 de Fevereiro, o tradicional Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha - ACISAP reuniu na Sala Mara Lúcia Cardoso, Sede Social da ACISAP, empresários e lojistas que compõem o trecho da Avenida Coronel Victor Villa Verde, bem como os representantes do setor de Engenharia da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha e autoridades do Município, o Prefeito Municipal Daiçon Maciel da Silva e o Secretário de Planejamento Ferúlio José Tedesco estiveram presentes no café.
O Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais apresentado pelo Sebrae tem como principal objetivo personalizar e colocar o Município em uma mesma sintonia arquitetônica, sob a proposta de revitalizar os espaços comerciais de maneira personalizada, conforme a necessidade do cliente e o direcionamento do Município.
A proposta de projeto busca a inspiração na bagagem histórica da cidade, trazendo uma melhor sintonia, promovendo equilíbrio e harmonia no contexto do comércio da cidade, o que impulsiona o seu crescimento.
O Projeto do Sebrae, que é dividido em três etapas, consiste em um primeiro momento, no diagnóstico de maturidade em Gestão e Análise Inicial do Cenário, na segunda etapa acontece a Consultoria de Cara Nova – Fachada e Vitrine, que possui uma carga horária de 30 horas, e a terceira etapa é o atendimento do Sebrae e o acompanhamento da consultoria. O projeto foi apresentado pela Analista de Relacionamento do Sebrae Gravataí e Coordenadora da Região, Paula Emília Cassel Machado, e também contou com a presença da Coordenadora do Sebrae Alessandra Farias.
Após a apresentação do projeto, o Secretário de Planejamento Ferúlio José Tedesco ressaltou a necessidade de melhorias no passeio público da cidade, na acessibilidade, mais segurança no trânsito e rotatividade, além de estimular e fomentar o comércio, com o objetivo de promover bem-estar aos patrulhenses. E pediu ainda a parceria dos empresários para criar um ambiente cultural e turístico.
Na sequência a arquiteta Lara Elsing, integrante da equipe de Engenharia da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, apresentou o projeto de requalificação do trecho que compreende a Avenida Coronel Victor Villa Verde, que oferece humanização da área, trazendo maior visibilidade no entorno, de forma a qualificar a avenida com espaço de consumo e de permanência, como um shopping a céu aberto.
A partir da análise urbanística do trecho, o foco principal para melhorias foi a acessibilidade e a humanização, bem como o nivelamento da via, e a transformação do espaço em algo universalmente acessível, instalação de jardim, o que contribui para a melhoria na irrigação e escoamento, além de estacionamento para veículos. Desta forma, a tendência é a redução da velocidade no trecho, orientando os motoristas que a prioridade são os pedestres.
Além da apresentação do projeto, o Café da Manhã oportunizou aos presentes, a exposição e debate de ideias que visam melhorar a qualidade do espaço para seus clientes, fomentando seus negócios, de forma a estimular a circulação e facilitar o acesso dos clientes no comércio local.
O Café da Manhã foi conduzido pelo Presidente da ACISAP/CDL Marcione dos Santos Gomes, e contou também com a presença do Vereador Presidente da Câmara de Vereadores André Selistre, do Diretor do Departamento Municipal de Engenharia e Arquitetura Paulo Eduardo Coutelle e a Arquiteta Natália Cunha da Costa.
Objetivando a continuidade do tema e a apresentação de ajuste no projeto urbanístico elaborado pelo setor de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, foi marcado uma nova reunião que ocorrerá durante o próximo Café da Manhã da ACISAP, que será realizado no dia 19 de Março, na Sede Social da ACISAP.