05/02/2020 Reunião de Integração da Federasul é realizada no Complexo Eólico de Osório e recebe a visita do Governador Eduardo Leite
Reunião de Integração da Federasul é realizada no Complexo Eólico de Osório
e recebe a visita do Governador Eduardo Leite

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP marcou presença na primeira atividade da Federasul, e esteve representada por sua Gerente Administrativa Maria Beatriz Marques e o Vice-Presidente Regional Sr. Paulo Roberto dos Santos Machado. A Reunião de Integração, foi realizada na tarde da última sexta-feira, 31 de Janeiro, no Complexo Eólico de Osório/RS, e teve por objetivo projetar as atividades e discutir ações a serem feitas em prol do desenvolvimento econômico gaúcho e a retomada do crescimento, além de defender a redução da carga tributária e o bom desempenho dos serviços públicos e os recursos arrecadados aos cofres do estado.
A reunião contou com a presença de presidentes e representantes das entidades filiadas à Federasul e lideranças empresariais de todo o Estado, tendo como convidados o Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, o Deputado Estadual Ernani Polo e o Deputado Gabriel Vieira Souza.
A Presidente da Federasul Simone Leite deu início à reunião dando boas-vindas a todos os presentes, e mencionou sua animação em ver que a sociedade está se organizando para melhorias. Também cumprimentando a todos, o Vice-Presidente de Integração Rafael Goelzer, falou sobre a importância deste encontro de lideranças, cujo foco é a construção de possibilidades para nosso Estado. Onde juntos, expuseram e analisaram em conjunto com os participantes do evento os rumos e os temas a serem defendidos pela Entidade.
Durante sua fala, Simone Leite apresentou uma retrospectiva do ano de 2019 e os principais acontecimentos promovidos pela Federasul, que renderam muitos encontros produtivos, treinamentos, capacitações, que também foram voltados para as mulheres, a representação da entidade na Expointer e o 15º Congresso da Federasul, ocorrido no mês de outubro, em Gramado, na Serra Gaúcha. Em seguida, apresentou o calendário de atividades do ano de 2020.
Na sequência, o Governador Eduardo Leite falou sobre os Rumos do Rio Grande do Sul, ressaltando temas como o crescimento da economia no Estado e a reforma tributária como forma de contribuição para a melhoria e o andamento das empresas gaúchas, apontando ainda, as mudanças que evitam o crescimento vegetativo da folha, a aprovação do código ambiental e o comprometimento com a entrega de resultados, deixando uma mensagem de otimismo a todos os presentes. O Governador acrescentou ainda, que confia no poder e no desenvolvimento do nosso Estado, onde o tempo é de prosperidade e por isso o empreendedorismo gaúcho deve ser fortificado.
Eduardo Leite abordou também temas como governança, redução da carga tributária, segurança e, falou ainda sobre a análise mensal que faz juntamente com o alto comando da polícia para analisar cada região e trabalhar com os dados apontados, para desta forma promover melhorias na segurança pública do Estado.
Após o espaço para perguntas ao Governador, o Deputado Ernani Polo, que assumiu recentemente a presidência da Assembleia Legislativa, parabenizou a Federasul pelo seu trabalho e empenho na busca de soluções e melhorias.
Durante as atividades da tarde, o Vice-Presidente da Federasul Anderson Cardoso abordou o tema Tributação de Energias Renováveis, e dentro do contexto da geração distribuída no Brasil, as vantagens e desvantagens, incentivos atuais, bem como os aspectos relevantes, pois um novo marco de regulamentação que deve seguir moldes internacionais, está com previsão de conclusão até o meio deste ano.
A Federasul é uma entidade de livre Associação e sem fins lucrativos, integrante do maior sistema associativo do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil – CACB, e que trabalha junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na busca pela melhoria da legislação referente ao mercado e dos indicadores de eficiência da gestão pública, atuando em prol dos benefícios para os empreendedores em seus Municípios.