23/01/2020 ACISAP presente na reunião que tratou sobre as Câmeras de Videomonitoramento da cidade
ACISAP presente na reunião que tratou sobre as Câmeras de Videomonitoramento na cidade

Ocorreu nesta terça-feira, 21 de Janeiro, a reunião sobre o sistema de câmeras de videomonitoramento da cidade, no Gabinete do Prefeito, e contou com as presenças do Prefeito Municipal Daiçon Maciel da Silva, o Vice-Prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Promotor Dr. Camilo Vargas Santana, o Chefe de Gabinete Gabriel Menezes Diedrich, representando a Câmara de Vereadores o vereador Rodrigo Massulo, o Secretário de Planejamento Ferúlio José Tedesco, a Procuradora do Município Digiane Stecanella, o Presidente do CONSEPRO Cláudio da Costa Silveira, o Diretor de Segurança no Trânsito Paulo Rogério da Costa, o Comandante da Brigada Militar Marcos Zanatta, o Delegado de Polícia Civil Valdernei Tonete, o empresário Alexandre Melo, e os representantes da INB Telecom, responsáveis pela manutenção das câmeras na cidade, o Gerente Comercial Deivid Ramos, e o Gerente de Contas Thiago Souza. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP esteve presente nesta importante reunião, sendo na ocasião, representada por seu Presidente Marcione dos Santos Gomes, e a Gerente Administrativa Maria Beatriz Marques.
O Prefeito Daiçon Maciel da Silva iniciou a reunião cumprimentando a todos, e agradecendo a presença, em seguida apresentou a pauta, que teve como objetivo avaliar a eficiência e a eficácia do sistema de videomonitoramento implantado na cidade, além de problemas e necessidades, custos e a operacionalidade das mesmas. A reunião teve ainda como tema, a ampliação do sistema, os novos pontos de videomonitoramento, além da renovação do contrato com o CONSEPRO e a busca por parcerias.
Na ocasião, o Tenente Zanatta apresentou os índices gerais de todo batalhão, bem como a quantidade de abordagens, apreensões e o número de prisões efetuados ao longo do ano que passou. Ressaltando a importância, benefícios e a eficiência do sistema de câmeras de monitoramento no auxílio do combate à criminalidade, bem como a prioridade da continuidade do projeto na cidade.
Na sequência o Delegado Tonete falou sobre o eficiente desempenho da atuação da Brigada Militar e a importância das câmeras como ferramenta na prevenção e auxílio da segurança pública juntamente com o trabalho do efetivo.
O Promotor Dr. Camilo Santana, destacou a importância da continuidade do sistema de videomonitoramento, bem como sua ampliação e a necessidade de implementar uma maior quantidade de câmeras em pontos onde as práticas delinquentes são maiores e os recursos financeiros para que a cidade possa ser beneficiada no combate ao crime.
O Presidente da ACISAP/CDL Marcione dos Santos Gomes questionou sobre verbas para a ampliação do sistema de câmeras e destacou sobre a possibilidade de benefícios como incentivo às empresas que aportarem verba para contribuir com o sistema, e se colocou à disposição no que diz respeito ao auxílio na contribuição para manter e implementar mais câmeras na cidade.
De acordo com o Prefeito Daiçon Maciel, este sistema de videomonitoramento é originário do Litoral, e Santo Antônio da Patrulha é um dos únicos municípios a seguir o exemplo de levar adiante este projeto, que tem o apoio do Poder Judiciário, CONSEPRO, Prefeitura e a ACISAP.
Ao final da reunião foi decidido que o sistema das câmeras de videomonitoramento na cidade deve ser mantido e ampliado pois tem sido fundamental no auxílio do combate ao crime. E deverá ter o apoio de empresários e comerciantes, haverá ainda 8 novas câmeras que serão instaladas em novos pontos estratégicos na cidade, já estão definidos três locais para a aplicação das mesmas, que serão na Cooperja, Arroz de Mello e Santo Paradouro. A localização das demais câmeras, deverá ser decidido em conjunto com o Ministério Público, que vem contribuindo ativamente e deve contar com o fundamental apoio do comércio e empresas da cidade.
Está marcada uma nova reunião para tratar deste tema, no dia 05 de Março, durante Café da Manhã na ACISAP, e contará com a presença das autoridades do Município e os empresários locais para que seja definida uma forma de contribuição com o projeto.
No dia 10 de Março, às 14h será realizada ainda, mais uma reunião no Gabinete do Prefeito, que terá como pauta a continuidade e ampliação do projeto de videomonitoramento na cidade.