09/01/2020 Café da Manhã da ACISAP l Janeiro 2020
Na primeira edição do Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP do ano de 2020, que ocorreu nesta quinta-feira, 09 de janeiro, recebemos a visita do Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes, que explanou sobre o tema Governança Pública.
O Ministro iniciou sua fala, abordando o tema “Burocracia Brasileira e os Desafios para Empreender no País”, apresentando um gráfico que mostrou a evolução do PIB dentro do contexto brasileiro e o custo da burocracia no Brasil, onde comentou sobre a fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas da União, cujo objetivo foi identificar e consolidar os principais entraves causados pelo excesso de burocracia governamental que afetam o ambiente de negócios e a competitividade de organizações produtivas, e que prejudicam o desenvolvimento nacional.
Foi apresentado ainda o projeto da Governança e seus índices gerais, nos níveis federal, estadual e municipal. O Ministro mencionou ainda que o TCU obtém informações sobre a burocracia administrativa para empreender, e sobre os perfis de governança pública federal, provendo um direcionamento aos gestores que desejam aumentar a efetividade e eficácia de suas normas e procedimentos para facilitar e incentivar a economia no país.
Além disso, os assuntos desenvolvidos pelo Ministro Nardes foram o Simples Nacional e suas características como forma de incentivo a empreendedores, o uso da tecnologia para diminuir a burocracia, a Lei da Liberdade Econômica, o Projeto de Lei e os dez passos para uma boa governança e suas estratégias, além da importância de ver a governança como uma forma de política.
O Ministro encerrou sua fala, agradecendo a todos os presentes, e ressaltando sobre sua satisfação em visitar nossa cidade, rever seus colegas e ainda desenvolver este tema tão importante para o andamento do país.
Durante o espaço Janela Marketing tivemos a apresentação da empresa Diferencial, dirigida por Kássio Fraga, que oferece programas de capacitação, desenvolvimento de projetos, além de promover a ligação do jovem com o mercado de trabalho. A Diferencial tem como propósito contribuir com pessoas e negócios, e por consequência com o avanço de um ambiente próprio ao desenvolvimento e inovação em nossa região, sua missão é questionar o “sempre foi feito assim” e oferecer novas soluções, adaptadas à nova realidade de mercado e carreira que vivemos.
Atualmente, a Diferencial é parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) onde é responsável pela ligação de jovens com o mercado de trabalho, oferecendo projeto de estágios em todo o litoral e Vale do Paranhana.
Na ocasião do Café da Manhã, foi oportunizada a assinatura do contrato que firma parceria entre a Diferencial e a ACISAP, o qual visa a intermediação de estágios através da agente integradora Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
O Café da Manhã foi conduzido pelo Presidente da ACISAP/CDL Marcione dos Santos Gomes, ao final da edição do Café, o presidente agradeceu a presença das autoridades e dos demais participantes.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Daiçon Maciel da Silva, o chefe de Gabinete Gabriel Menezes Diedrich, a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte Eliana Cunha, o Secretário de Planejamento Ferúlio José Tedesco, o vereador presidente da Câmara de Vereadores André Selistre, os Vereadores Charlis Santos e Rodrigo Massulo, e o Delegado de Polícia Civil de Santo Antônio da Patrulha, Valdernei Tonete.
Compareceram também no Café da Manhã da ACISAP, o Deputado Federal Nereu Crispim, o Assessor Parlamentar Marlon Rafaelli, o Prefeito da cidade de Tapes, Silvio Rafaelli, o Prefeito de Rolante, Régis Luiz Zimmer, o Vice-Prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, o vereador de Gravataí Roberto Andrade e, Flávio Dondoni Junior, do Escritório Dondoni.