10/10/2019 Núcleo da Mulher Empreendedora promove Café da Manhã da ACISAP
A pauta abordada foi Transformação Digital: Uma perspectiva para novos negócios

Em mais uma edição do tradicional Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, o Núcleo da Mulher Empreendedora promoveu, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro de 2019, o Café da Manhã sobre Transformação Digital, com o Professor de Administração da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, Guilherme Wiedenhöft. O evento foi conduzido pelo Presidente da ACISAP/CDL, Marcione dos Santos Gomes, foi realizado na Sala Mara Lúcia Cardozo, Sede Social da ACISAP, e contou com um público entusiasmado e concentrado na palestra.
Formado em Administração, mestre e doutor em Administração com concentração nos estudos sobre Governança de Tecnologia da Informação (T.I.), Comportamento de Cidadania Organizacional e Organizações Públicas, Guilherme Wiedenhöft iniciou a sua fala apresentando o contexto da nova realidade, a partir da transformação digital, em que 83% dos empregos de menos de US$ 20,00 a hora serão sujeitos a substituição ou automação, e outros dados relativos a empregabilidade no futuro. O professor também expôs os resultados de uma pesquisa realizada com CEO’s de grandes empresas, que informa o nível de impacto da transformação digital em diversas funções, como Marketing, eCommerce, T.I., Recursos Humanos, entre outros.
Para consolidar o critério de que a T.I. não é a única responsável pela transformação digital, Wiedenhöft relatou as oito dimensões desta nova era: cultura e pessoas, consumidores, concorrência, inovação, processos, modelos de negócios, dados e tecnologias. A fim de exemplificação, o professor define que o papel da tecnologia na transformação digital é modificar a experiência do cliente, o processo de trabalho e o modelo de negócio. Para concluir a sua fala, ele afirma que “a tecnologia sozinha não é capaz de mudar as pessoas. Mas as pessoas que sabem usar a tecnologia podem mudar o mundo.”
Além da condução do Presidente da ACISAP/CDL, Marcione dos Santos Gomes, o evento foi apresentado pela Coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Andreia Peixoto dos Santos, Vice-Coordenadora do Núcleo, Valéria Mido Baierle e demais nucleadas presentes no Café. Prestigiaram a ocasião o Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, Secretário Municipal de Saúde, Charlis Santos, Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Rodrigues da Cunha, Chefe de Gabinete do Prefeito, Gabriel Diedrich, associados da ACISAP e comunidade. As delícias servidas no Café foram produzidas pela Gisa’s Cafeteria e Doceria, e o tradicional cuscuz, pela Simone Pacheco, colaboradora da ACISAP.