Notícias

19/09/2019 Café da Manhã da ACISAP abre a Semana Municipal da Mulher
A temática do Café foi a importância da farinha do arroz

A edição de setembro do Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, foi muito especial para as mulheres patrulhenses. O evento, que foi realizado nessa quinta-feira, 19 de setembro, na Sala Mara Lúcia Cardozo – Sede Social da ACISAP, abriu a programação da Semana Municipal da Mulher.
Com a realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Confraria do Arroz e ACISAP/CDL, o Café tinha como objetivo fortalecer e incentivar o uso da farinha do arroz na alimentação. A palestra “Derivados do arroz – uma visão de futuro” apresentada por Lívia Carvalho, Presidente da Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Bal. Pinha, é a idealizadora da Confraria do Arroz, abordou a importância e os benefícios do grão e sua farinha.
No momento inicial do Café, Fabiana Jacoby Meregalli, colaboradora na divulgação da Confraria do Arroz, contou a história do município de Santo Antônio da Patrulha, explicando a origem do Dia Municipal da Mulher. Logo após Lívia Carvalho iniciou sua fala explicando que a Confraria do Arroz é um grupo formado apenas por mulheres, apartidário e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a valorização do arroz e sua cadeia produtiva, bem como do produtor.
A idealizadora da Confraria do Arroz apresentou o panorama do cenário deste produto no Rio Grande do Sul, estado que produz 70% do arroz do Brasil, e as importantes características existentes no Litoral Norte Gaúcho, que o tornam propício para o cultivo do grão. Lívia também informou quais os benefícios do uso da farinha do arroz na alimentação. O aspecto que veio de encontro com a fala de Lívia e que agradou a todos os presentes foi o cardápio: todos os alimentos dispostos na mesa do Café da Manhã levavam farinha de arroz em sua receita, além de terem sido produzidos pela Confraria do Arroz em Santo Antônio da Patrulha.
Para consolidar a abertura da Semana Municipal da Mulher, a Presidente do COMDIM, Nara Diedrich, explicou a origem do Dia Municipal da Mulher, comemorado no dia 19 de setembro, e informou a programação para a Semana. Em um momento de grande emoção, Nara realizou a entrega Troféu Anjo 2019, homenagem destinada às mulheres que são destaque no município de Santo Antônio da Patrulha. A homenageada deste ano foi a Sr.ª Maria Terezinha Borges Lima, agropecuarista e produtora de arroz. A Presidente também surpreendeu com um lindo buquê de flores a empresária Ronilda Ramos, da Ronan Esquadrias, que faz a confecção dos Troféus Anjo.
O Café da Manhã foi conduzido pelo Presidente da ACISAP e CDL, Marcione dos Santos Gomes, e contou com a presença da Vice Presidente de Combate ao Câncer, Anália Carvalho, do Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, Presidente da Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Bal. Pinha e idealizadora da Confraria do Arroz, Lívia Carvalho, Presidente do COMDIM, Nara Diedrich, Representante da OAB, Renata Alves, Presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Massulo, Presidente do Lions Club de Santo Antônio da Patrulha, Sônia Maria Perlot, Gerente Regional do IRGA, Vagner Santos e Delegado Valdernei Tonete. Também estiveram presentes o Núcleo da Mulher Empreendedora da ACISAP e comunidade.