15/07/2019 Reunião na ACISAP trata da promoção do turismo em Santo Antônio da Patrulha
Em uma iniciativa do Santo Núcleo – Empreendedores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, foi realizada na noite de segunda-feira, 15 de julho, uma reunião sobre a fomentação turística em Santo Antônio da Patrulha, na sala Mara Lúcia Cardozo – Sede Social da ACISAP/CDL. Participaram da ocasião os representantes do Santo Núcleo, representantes da Prefeitura Municipal, o Presidente da ACISAP e CDL, Marcione dos Santos Gomes, além de empresários locais.
Na ocasião, foram exibidos, pela Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha, oito pontos turísticos municipais que estão passando por revitalização, com recurso oriundo da Consulta Popular de 2016/2017. A Secretária, com o auxílio do Prefeito Municipal Daiçon Maciel da Silva, e o Chefe de Gabinete Gabriel Diedrich, expôs as potencialidades turísticas de Santo Antônio da Patrulha, voltadas ao turismo religioso, rural e gastronômico.
Também foi abordada, pela turismóloga Sandreli Bandeira, a possibilidade de reativação da APATUR – Associação Patrulhense de Turismo, que viria de encontro com a fomentação do turismo no município. Sandreli abordou exemplos de outros municípios, como Gramado, em que os eventos e festas turísticas são realizados através de uma Associação apropriada para a área.
No encontro foi apresentado por Luciano Barcella, gestor de projetos do SEBRAE, o projeto que investirá cerca de R$ 100.000,00 em consultoria de capacitação e qualificação, voltadas ao turismo, em empresas cadastradas no projeto. Na ocasião, 3 empresas fecharam parceira com o SEBRAE, juntando-se a outros 8 empreendimentos, que estavam previamente cadastrados. Portanto, Santo Antônio da Patrulha habilitou 11 empresas nas 20 vagas disponibilizadas pelo SEBRAE no projeto.
A reunião foi conduzida pela coordenadora do Santo Núcleo, Vanessa Wende Nunes Correa e a consultora Valeria Mido Baierle. A ACISAP e CDL parabenizam os empresários locais e nucleados do Santo Núcleo pela iniciativa e valorização do turismo local, bem como à Administração Municipal pelo acolhimento da ideia e parceria.