28/06/2019 RAC Saneamento realiza Café da Manhã na ACISAP
Na manhã dessa sexta-feira, 28 de junho de 2019, ocorreu um Café da Manhã na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, realizado pela RAC Saneamento, a fim de apresentar a sua empresa aos empresários patrulhenses. A ocasião aconteceu na Sala Mara Lúcia Cardozo, Sede Social da ACISAP e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.
Especializada no gerenciamento, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos e industriais Classe II, a RAC Saneamento possui, atualmente, um projeto de instalação de aterro sanitário em Santo Antônio da Patrulha, e está aguardando apenas a liberação da licença ambiental, através da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, para que a operação em nosso município seja possível. A apresentação da empresa no Café da Manhã foi feita por uma equipe de engenheiros especializados em questões ambientais, de maneira institucional, com uma grande explanação de todo o funcionamento para o gerenciamento dos resíduos.
A sede da empresa está localizada no município de Içara – Santa Catarina, e conta com o principal aterro sanitário da RAC: uma pirâmide de 30 metros de altura, com 400m de comprimento e 400m de largura, ocupando 16 hectares, além de ter capacidade para 2 milhões de toneladas de resíduos. A RAC também conta com uma estação de tratamento de efluentes, além da construção de uma nova pirâmide, que ocupará 11 hectares.
Diversos aspectos foram abordados pelos apresentadores, como a explicação dos sistemas de proteção ambiental presentes no aterro sanitário da empresa, as etapas construtivas do mesmo, além do sistema de drenagem dos gases emitidos pelos efluentes. Também foi relatado sobre o centro de educação ambiental da RAC Saneamento, que dispõe de programas sócio ambientais.
O Café da Manhã foi conduzido pelo Presidente da ACISAP e CDL, Marcione dos Santos Gomes, e contou com a presença de autoridades municipais, empresários locais e comunidade.