10/05/2019 Café da Manhã da ACISAP inaugura o funcionamento das câmeras de videomonitoramento
A manhã de quinta-feira, 09 de maio de 2019, representou um grande momento para a comunidade patrulhense: foi inaugurado o funcionamento das 13 câmeras de videomonitoramento em Santo Antônio da Patrulha. A solenidade foi realizada no tradicional Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, sob o comando do seu Presidente, Marcione dos Santos Gomes, e contou com a presença de autoridades do município, além de entidades participantes do projeto e associados da ACISAP/CDL. O evento ocorreu na Sala Mara Lúcia Cardoso – Sede Social da ACISAP.
No decorrer da ocasião, todas as falas destacavam a importância do referido projeto ao município de Santo Antônio da Patrulha e sua população. O Prefeito Daiçon Maciel da Silva afirma que a conclusão do funcionamento das câmeras é a concretização de um sonho, após anos de luta, e destacou que, agora, a qualidade de vida da população patrulhense será elevada, visto que todos terão maior segurança. O Promotor de Justiça, Dr. Camilo Santana, afirmou que o projeto é resultado de uma parceria entre os Poderes Público e Privado, além de destacar o empenho do Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – CONSEPRO, Cláudio da Costa Silveira, para a finalização do processo.
Um breve histórico do projeto foi exibido aos presentes na ocasião pelo Presidente do CONSEPRO, Cláudio da Costa Silveira, que ressaltou a importância da união de todos os envolvidos para que delineamento do plano desse certo, o que resultou em êxito. O ex-presidente da ACISAP/CDL, Rafael Hnszel, relembrou o início da Comissão de Segurança Pública no município. A apresentação do funcionamento das câmeras de videomonitoramento foi realizada pela INB Telecom, empresa responsável pela instalação dos equipamentos nas vias públicas. Para finalizar, o Presidente da ACISAP/CDL, Marcione dos Santos Gomes, relatou outros dois sonhos para o município de Santo Antônio da Patrulha: instalação de parquímetros e estacionamento rotativo em torno do perímetro urbano da ERS 030, e a duplicação do mesmo trecho.
Instaladas em locais estratégicos do município, as câmeras de videomonitoramento são uma conquista do projeto de autoria do CONSEPRO, com o apoio da ACISAP, CDL, empresários locais, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Participaram da ocasião autoridades como o Promotor Dr. Camilo Vargas Santana, representando o Ministério Público, Cláudio da Costa Silveira, Presidente do CONSEPRO, Daiçon Maciel da Silva, Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Juiz de Direito da 1ª Vara, Dr. Felipe Roberto Palópoli, representando o Poder Judiciário, Marcione dos Santos Gomes, Presidente da ACISAP/CDL. Também marcaram presença o Capitão Marco A. de Quadros e Tenente Marcos Paulo Zanatta, representantes da Brigada Militar, Nei Pereira dos Santos, Prefeito de Caraá, Vereador Rodrigo Massulo, Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio, Delegado Valdernei Tonette, representando a Polícia Civil, e Sargento Vanderlei Medeiros Ribas, representando a Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Confira um breve histórico do projeto:
Em 2011, a Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE, intermediou a instalação de câmeras de videomonitoramento nos municípios da região do Litoral Norte. Entretanto, por aspectos que dificultaram que os equipamentos funcionassem de forma interligada entre os municípios, as câmeras foram enviadas para cada cidade, para que fossem, assim, de responsabilidade de cada município introduzi-las em seu território. A partir disso, em Santo Antônio da Patrulha, foram instaladas 13 câmeras de videomonitoramento, e após cedidas pela Prefeitura ao CONSEPRO, por meio do Termo de Cessão de Uso de Bem Público.
Após anos de luta para a reativação das câmeras, em 2018 houve a liberação de recurso através do Poder Judiciário e arrecadação junto aos empresários locais, viabilizando financeiramente o projeto. Em 2019, foi publicado no Diário Oficial a autorização para a execução da reativação das 13 câmeras de videomonitoramento e assinatura do contrato de prestação de serviços. E, finalmente, no dia 09 de maio de 2019, foi realizada a inauguração do funcionamento das câmeras, o que oferecerá maior segurança à população patrulhense.