Notícias

12/03/2019 Núcleo da Mulher Empreendedora da ACISAP: Palestra Novas economias, novas oportunidades de Joel Maciel abriu os trabalhos do grupo para 2019
Foi dada a largada para os trabalhos do primeiro Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP. Na noite da última terça-feira, 12, o Núcleo promoveu a palestra "Novas economias, novas oportunidades" com Joel Maciel.

Uma palestra inspiradora e motivadora para todos que estiveram presentes. Em sua fala, Joel explicou como as novas economias foram surgindo ao longo dos tempos. Segundo ele, na Era Agrícola mandava quem tinha terra, na Era Industrial mandava no mundo quem tinha indústria e capital, na Era do Conhecimento o conhecimento passou a ser a nova moeda, e no mundo contemporâneo novas economias estão se apresentando como possíveis fontes geradoras de recursos, renda e emprego.

As principais novas economias são a da Sustentabilidade, ligada às questões de meio ambiente, preservação e cuidado. A Circular, está ligada à reutilização de produtos e matérias-primas, ou seja, a utilização de forma mais apropriada, a reconversão dessas matérias-primas, a inspiração é a própria natureza, onde não existe lixo, nada termina, tudo se transforma e, portanto, há uma fonte geradora de receita e recursos muito interessantes. Outra nova economia que o mundo fala atualmente é a do Compartilhamento, fruto do aproveitamento mais qualificado de espaços, produtos, negócios, etc. Dessa premissa surge o fenômeno da pulverização que são os aplicativos tais como o Uber, Airb, entre outras possibilidades que o compartilhamento através de novas tecnologias está possibilitando.

Por fim e a mais vigorosa das novas economias é a chamada Economia Criativa, que trabalha com fomento às novas ideias e a capacidade de agregação de valor. A economia criativa tem sido preponderante em termos de novas políticas de desenvolvimento de vários países do mundo que estão focando estratégias nesse em particular, é a que mais gera receita no mundo e a que mais cresce.

Joel afirmou que, no Brasil, enquanto o crescimento do PIB no ano passado foi de 1,1% a economia criativa cresceu 8,1%, ou seja, sinaliza que cada vez mais no futuro nós teremos espaço de crescimento e oportunidades de negócios nessa economia em particular. “Há uma expansão significativa e muitas oportunidades em todos os ramos e segmentos de negócios podemos utilizar para progredir e prosperar a partir deste novo olhar sobre a realidade que é a chamada economia criativa dentre as demais que também têm a sua importância”, conclui.