01/03/2019 Assinado contrato para reativação de 13 câmeras que irão realizar o videomonitoramento de Santo Antônio da Patrulha
Foi assinado na tarde da última quinta-feira, 28, o contrato entre o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública– CONSEPRO, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha– ACISAP, Prefeitura Municipal e a empresa INB Telecom, que será a responsável pela instalação das 13 câmeras de videomonitoramento no município.

O investimento na reativação das câmeras será de R$90.756,50, com recursos do Poder Judiciário, via projeto apresentado em 2017, e oriundos da chamada conta das penas alternativas, que tem por finalidade apoiar projetos sociais, principalmente na área de segurança pública. Já o valor da manutenção por 12 meses foi arrecadado junto aos empresários locais por meio de doações para esta finalidade.

O projeto é uma realização de diversas Instituições da cidade com o objetivo de reativar as 13 câmeras de videomonitoramento do perímetro urbano do município, bem como, a manutenção delas para o pleno funcionamento e gravação das imagens em uma Central de Monitoramento a ser instalada na sede da Brigada Militar. O prazo para ativação das câmeras será de 60 dias após a assinatura do contrato.

O Presidente do CONSEPRO, Claudio da Costa Silveira agradeceu todas as instituições parceiras e empresas locais que tornaram essa conquista possível: ACISAP, CDL, Prefeitura Municipal e suas Secretarias, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

O Promotor Público, Drº Camilo Santana parabenizou o município pela conquista e ressaltou a importância do trabalho incansável do Presidente do CONSEPRO nesse projeto, assim como as demais instituições, principalmente as empresas locais que contribuíram com o valor da manutenção do sistema.

Participaram da cerimônia as autoridades: Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Massulo, Vereadores Manuel Adam, Eronita Andrade, André Selistre, Charlis Santos e Jorge Eloy, Promotor de Justiça, Drº Camilo Santana, Presidente da OAB, Drº Gustavo Gil Peres da Silva, representante do Juiz da 1ª Vara, Drº Felipe Palópoli, Cristina Viali, Presidente do CONSEPRO, Claudio da Costa Silveira, Presidente da ACISAP/CDL, Paulo Machado, Delegado de Polícia Civil, Valdernei Tonette, Comandante da Brigada Militar de Sto. Antônio, Tenente Marcos Paulo Zanatta, representante da INB Telecom, Deividi Ramos e demais convidados e autoridades.

Empresas parceiras do CONSEPRO

Agafarma, Agropecuária Várzea, A Primavera Mundi, Associação dos Caminhoneiros de Santo Antônio da Patrulha - ACSAP, Arroz De Mello, Cartório de Imóveis, Cartório, Registro e Tabelionato da Palmeira, CFC, Cooperja, Clezar Fotografias, CR Costa, Da Colônia Alimentos Naturais, Doces Seleção, Dutra Incorporações, Empreendimentos Valbarú, ESTECOPAL Contabilidade, Estética Grazi Fashion Hair, Farmácia Muniz, Farmácia Garban, Farmácia Multimistura, Farmácia Patrulhense, Farmácia PH, Farmácia Santa Rita INB Telecom, IMAP, Isaac Restaurante, Jandir da Silva Pereira, Jose Antônio Montauri de Medeiros, JL Material Elétricos, MG - Esquinati, Magro Loterias, Masal, Mania de Loja, M. F. Gomes & Cia Ltda., Mercado Santo Antônio, MT Informática, Multhigraf, Indústria Gráfica, Posto Marco Zero, Posto Qualitá, Previna Corretora, de Seguros, QualiCôco, Redemac Santo Antônio, Relojoaria Aliança, SAP Assessoria Contábil, Seleção Assados Tipo Parrilla, Sicredi Santo Antônio da Patrulha, Sindicato dos Empregados no Comércio de Santo Antônio da Patrulha e Litoral Norte RS, Sindicato Rural, Super Farma, Supermercado Cesto Básico, Supermercado União.

Cronologia do projeto

2014: Início dos debates na ACISAP na Gestão do Presidente Rafael Hnszel, do então Presidente do CONSEPRO, Paulo Catelli e do Delegado de Polícia Civil, Juliano Aguiar de Carvalho.
2016: Criação Comissão Permanente de Segurança na ACISAP e cedência das câmeras da Prefeitura ao CONSEPRO.
2017: Criação e envio do projeto ao Poder Judiciário para captar recursos para a reativação das câmeras e lançamento do edital de Chamamento Público destinado ao credenciamento de pessoas jurídicas para prestação e fornecimento dos materiais.
2018: Liberação de R$90.756,50 ao projeto pelo Judiciário e arrecadação de R$37.100,00 junto aos empresários locais, reunião na Secretaria da Segurança Pública e envio de laudo técnico.
2019: Publicação no Diário Oficial viabilizando a execução do projeto e assinatura do contrato de prestação de serviços.