01/02/2019 ACISAP participa da primeira reunião de Integração da FEDERASUL
Presidente da ACISAP/CDL, Paulo Machado participou da reunião ocorrida no Complexo Eólico em Osório.

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) promoveu, na sexta-feira, 01 de fevereiro, a tradicional palestra inaugural da Entidade que dá início oficial aos trabalhos da Federação em 2019.

Na abertura do evento, a presidente da Federasul destacou aos participantes as importantes escolhas e as principais alternativas que estão se apresentando para o ano que se inicia. Na sequência o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, reconheceu as dificuldades financeiras que os municípios estão sendo acometidos. A cidade, que contava com repasses da concessão da Freeway (BR-290), que no segundo semestre de 2018 não foi renovada pelo Governo Federal, deixando os municípios que tem seus territórios cruzados pelas rodovias prejudicados financeiramente.” Com a saída da Concepa e consequentemente o fim dos repasses gerados pela concessão, o município de Osório retroagiu em sua arrecadação em números de 2008, detalhou o prefeito. Em 2018 o município do Litoral Norte gaúcho arrecadou pouco mais de R$ 28 milhões em repasses vindos da concessão.

Na cidade também está uma das maiores plantas eólicas do Brasil. O diretor da Energia do Brasil, que administra o Complexo Eólico de Osório, Felipe Ostermayer, explicou os investimentos e a evolução que o grupo vêm fazendo na região e falou sobre a ampliação tecnológica que vem sendo desenvolvida no parque e, também, a majoração da capacidade energética. Atualmente o parque conta com 148 torres eólicas.

Ao fim desta primeira etapa da reunião a presidente da Federasul apresentou o calendário oficial de eventos da Entidade e, também, sua nova diretoria, eleita para o biênio 2019/2020. O Presidente da ACISAP e da CDL, Paulo Machado, compõe o grupo como Diretor Regional.

*Com informações da FEDERASUL.