21/08/2017 ACISAP 50 anos na relação comércio consumidor: livro marca o cinquentenário da Associação Comercial
Como parte das comemorações dos 50 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, comemorados no dia 01 de abril de 2017, a Entidade lançou, na última sexta-feira, 18, o livro histórico e comemorativo “ACISAP 50 anos na relação comércio consumidor”.

A sala Mara Lúcia Cardozo, sede social da ACISAP, ficou repleto de representantes de Sindicatos Patronais, Federações Estaduais, Associações Comerciais, Industriais e de Serviços da região, Entidades de Classe, Órgãos Públicos, representantes do Sistema “S”, autoridades, Empresas Associadas, Instituições de Ensino, ex-Rainhas da Indústria e Comércio e Ex-Colaboradores da Entidade.

Carmen Monteiro, Ex-Presidente da ACISAP e da CDL no biênio 2015-2017, período, em que o projeto teve seu início abriu os discursos da noite salientou que “Foram dois anos de pesquisa, em atas, álbuns de fotos, edições do Jornal O Comercial – que foi editado pela ACISAP na década de 70 –, no Museu Caldas Júnior e Museu Juca Maciel. E, ao mexer no passado, não encontramos apenas fotos antigas e personagens que não estão mais entre nós. Encontramos a nossa história, dos comércios, indústrias e serviços, de nossa terra. Uma história que enche de orgulho os que fizeram e fazem parte dela”.

Para o Presidente da ACISAP e da CDL, Paulo Roberto Machado, "o resgate da memória da ACISAP por meio de um livro é a forma que a Entidade encontrou, de eternizar sua história e relatar um pouco do passado do comércio, e sua relação direta com o crescimento do Município", comenta. Também, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nesses dois anos de produção da obra, que homenageia todos os empresários, colaboradores, associados e pessoas que fizeram e fazem parte da ACISAP.

Também fizeram uso da palavra, o Historiador e responsável pela execução do projeto, Fernando Lauck, o Vice-Presidente da FEDERASUL, Jorge Ramos, – ressaltando a importância da obra para a Entidade, que segundo ele, é referência não só da região como do Estado – o Presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre e o Vice-Prefeito, José Francisco Ferreira da Luz, que também foi Presidente da ACISAP no período de 1993 a 1995. Ambos destacaram a importância da Entidade no Município.

Ao final da cerimônia, os Ex-Presidentes da ACISAP e seus representantes, foram convidados a dirigirem-se à frente para receberem, em primeira mão, seus exemplares do livro. Neste momento, foi cantado os parabéns à ACISAP e feito um brinde pelos 50 anos de sua reorganização.

O livro “ACISAP 50 anos na relação comércio consumidor” é uma realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACISAP com o financiamento do Pró-cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Governo do Estado do Rio Grande do Sul: Todos pelo Rio Grande, e teve por objetivo resgatar e registrar sua história, assim como a de comércios e indústrias de Santo Antônio da Patrulha.