21/02/2017 Carnaval pode impulsionar vendas e atrair novos clientes
O Carnaval está chegando. Adotar as estratégias certas para essa época do ano pode ser uma oportunidade para o seu negócio vender mais durante a folia.

Serpentina, confete, máscaras, fantasias e espumas: esses itens com certeza aumentam bastante a venda durante o Carnaval. Mas será que só empresas que comercializam produtos e prestam serviços típicos da época devem se preocupar com a data? Claro que não.

As datas comemorativas têm sido cada vez mais usadas como uma estratégia para atrair a atenção do cliente. Portanto, mesmo que o seu negócio não esteja em um dos ramos que tradicionalmente lucram na época, você pode (e deve) aproveitar a oportunidade para realizar ações promocionais e divulgar o seu negócio.

Confira as dicas que separamos para você aproveitar o Carnaval e atrair mais clientes.

Promoção estratégica

O primeiro passo é a busca por informação. Pesquise na internet sobre tendências para o Carnaval, veja o exemplo de outras empresas. Seja criativo!

O aplicativo de encontros Tinder, por exemplo, aproveitou o Carnaval para captar novos usuários de forma simples e divertida. Em 2014, a empresa contratou um casal para distribuir brindes durante os blocos de rua do Rio de Janeiro e, para completar, a marca criou uma página no Facebook com fotos da festa. O resultado foi tão positivo que o Tinder repetiu a ação em 2016, no Carnaval de Salvador. Após a ação, a marca registrou crescimento de 28% na atividade dos usuários.

Ideias para o carnaval existem várias, mas não se esqueça de considerar o interesse e a necessidade de seu cliente ou público em potencial. Só após essa análise é que você deve decidir em quais ações vai investir no seu negócio para o Carnaval. Confira abaixo algumas ações que podem dar certo.

Mudança na decoração e no layout: são recursos que podem chamar a atenção de quem passa no local, atraindo dessa forma novos clientes. A música da loja também pode se relacionar com o cenário, transmitindo um ambiente descontraído e festivo. Já no ambiente virtual, mudar temporariamente o layout do site também é uma forma de conquistar a clientela.

Giro de estoque: investir em promoções temáticas pode ser interessante. Vender itens com descontos especiais pode se atrativo no início do ano, já que as famílias têm uma grande parte do orçamento comprometida com viagens, material escolar etc. Anunciar as promoções antes do início do Carnaval pode desafogar demandas, já que as compras de uma parcela dos clientes serão feitas com antecedência.

Verificação de estoque: como as vendas nessa época do ano tendem a aumentar, é importante que os estoques estejam equipados para receber uma demanda maior e, dessa forma, consigam atender pedidos feitos com antecedência pelos clientes que compram de última hora. Importante: promoções não precisam ser sinônimo de prejuízo, por isso, deve-se promover itens estratégicos para a data, observando a sazonalidade. No Carnaval, produtos como biquínis, coolers, maquiagens coloridas, cadeiras de praia e bebidas alcoólicas têm grande demanda, mas depois podem ter a procura reduzida.

Design de sites: as lojas virtuais podem ser grandes aliadas dos pequenos empresários. Por meio delas é possível expor os produtos ao mercado antes de fazer um grande investimento em lojas físicas ou mesmo assumir a venda online como estratégia principal dos empreendimentos. O design é essencial nesse processo, pois um projeto cuidadoso e bem planejado é essencial para que um e-commerce funcione e traga bons resultados para a empresa. Leia mais sobre o design no e-commerce.

Exploração de novos pontos de venda: pontos estratégicos são cruciais para o sucesso das vendas, assim como buscar orientações sobre o que é ou não permitido no comércio de produtos e alimentos nos Carnavais de rua por todo o Brasil. Confira nossa publicação sobre o assunto.

Após a folia
Ao final do período de qualquer data comemorativa, os empreendedores devem analisar lucros e resultados obtidos com o investimento realizado. Assim, em uma próxima campanha, muitas práticas podem ser programadas de forma mais eficiente, partindo da avaliação dos erros e acertos.

No Carnaval e em outras épocas do ano, o segredo é investir em planejamento. Dessa forma, simples atitudes são capazes de impulsionar o negócio. Tanto as lojas físicas quanto as que trabalham com comércio eletrônico precisam se adequar e se planejar para a sazonalidade inerente à data.

Fonte: SEBRAE