22/11/2016 10 dicas para vender mais na Black Friday
No próximo dia 25 de novembro será realizada mais uma edição da Black Friday, um dia completo em que o varejo se propõe a fazer grandes promoções por todo país. A data já é tradição nos Estados Unidos e alguns lojistas chegam a se preparar até mais do que no Natal. No ano passado, estive nos EUA e fiquei impressionado com o movimento intenso do varejo americano. Lá começa na quinta-feira, às 18h. A fila da Macys, principal loja de departamento americana, dava volta no quarteirão. A H&M, loja de moda, abriu uma hora da manhã. Por lá é bastante comum que façam promoções durante toda a semana do Black Friday, fazendo da sexta-feira o ápice das promoções.

Aqui no Brasil ela chegou desacreditada e alguns até a chamam de “Black Fraude”. Mas existem sim empresas que realmente oferecem descontos de verdade e a sua loja pode fazer a diferença e aproveitar esta data com credibilidade.

Abaixo listo 10 dicas para ajudar os varejistas a faturarem na Black Friday:

1 - Valorize seus clientes fiéis
Aquele seu cliente que sempre está comprando precisa se sentir ainda mais valorizado. Mostre o quanto ele é importante para você. Pesquise a sua base de dados, defina um ticket médio e selecione os clientes mais fiéis para receberem um desconto especial para a Black Friday. Essa diferenciação pode te render bons negócios durante todo o ano.

2 - Verifique seu estoque
É interessante aproveitar a data para liquidar também aqueles produtos que não vendem. Busque os produtos que estão no estoque há algum tempo, remarque e coloque em destaque na loja.

3 - Monte kits
Uma boa saída para aquelas mercadorias que não têm giro sozinhas é colocá-las em kits ao lado de produtos que vendem melhor e criar kits que tenham o perfil do seu cliente.

4 - Busque a indústria
Verifique quais fornecedores conseguem reforçar o seu estoque até o dia 25 para que possa planejar suas promoções em conjunto. A indústria deve ter produtos para fazer giro, então é interessante acioná-los para ver o que tem disponível para a data.

5 - Crie promoções verdadeiras
Quando for criar uma promoção, coloque-se no lugar do consumidor e se pergunte: será que ele vai ter a percepção que isso é uma promoção de verdade? É muito comum no Brasil o lojista achar que a promoção dele é uma promoção de verdade. Eu sempre digo que, quem tem que achar que a promoção é boa é o cliente, não quem está fazendo a promoção. Não pode ser 5% ou 10% em produtos que o consumidor não vê valor, tem que ser algo que o seu cliente veja como promoção real, que realmente faça a diferença no bolso. O consumidor brasileiro está cada vez mais antenado e informado. Então, atenção! Nada de resgatar a “Black Fraude” do passado.

6 - Invista em comunicação
Como grande parte do varejo brasileiro fará promoções neste dia, é importante chamar atenção para a sua loja com propaganda, principalmente na porta da loja. O consumidor vai pra rua em busca de boas promoções, então, coloque a sua melhor oferta estampada na entrada da loja para que ele se sinta atraído a entrar. Também é interessante divulgar suas promoções nas redes sociais ou na mídia tradicional, pois é muito importante que seu cliente saiba que você terá preços especiais para a data.

7 - Programe um dia especial na loja
Se for possível, amplie seu horário de atendimento. Ações como abrir a loja mais cedo e fechar mais tarde contribuem para que as vendam sejam ainda maiores. Atividades para crianças e degustações dos produtos também ajudam a trazer clientes para a loja.

8 - Prepare e cuide bem da sua equipe
A sua equipe tem que estar treinada para receber os clientes, mostrar as promoções e reverter vendas de mercadorias que tenham maior lucro agregado. Então, faça um treinamento com seus colaboradores um dia antes, elencando tudo o que está em promoção e os pontos fortes dos produtos que serão liquidados. Ajude-os a driblar eventuais dificuldades que podem acontecer durante o dia e não esqueça de passar informações também dos produtos que não estão em promoção , mas que são interessantes para a loja. Assim, o seu vendedor pode aproveitar a vinda do cliente à loja para vender outros produtos que tenham maior valor agregado. Outra ação interessante é vestir sua equipe com camisetas pretas, com dizeres brancos. Além de dar todo o apoio para que a sua equipe consiga vender, que tal um pouco de motivação com mimos para quem cuida da sua marca? Ofereça um lanche, contrate alguém para servir água, café e suco. Vendedores motivados e valorizados atingem melhores resultados.

9 - Reforce sua plataforma de e-commerce
A Black Friday no Brasil é tão forte no e-commerce que, hoje em dia, a grande reclamação em relação à data é a capacidade dos sites em absorver a grande entrada de clientes querendo aproveitar as promoções. Então, prepare a estrutura da sua loja virtual para receber um maior tráfego de acessos neste dia para evitar a queda do servidor e possíveis perdas de vendas relativas aos erros de sistema do site.

10 - Faça os clientes voltarem depois da Black Friday
Aproveite o aumento do fluxo de clientes durante a Black Friday para oferecer descontos para datas posteriores, como em novembro para antecipar as compras de Natal. Ou se a loja estiver com um ótimo fluxo de caixa, aconselho oferecer cupom de desconto de 50% em algum produto para ser gasto em janeiro. Imprima pequenos cheques para esses cliente voltar em janeiro, mês normalmente fraco em vendas.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre