Notícias

07/10/2016 O ÚLTIMO GRITO DA MODA | Equipe Vai Vovô
De fato, Santo Antônio da Patrulha é uma cidade pequena. É tão pequena que as pessoas dos distritos, quando vêm à sede, dizem que estão indo a Santo Antônio, como se suas localidades não pertencessem ao município em questão.

Pois bem. Numa cidade assim, o comércio sempre buscou novidades da moda. Antigamente, quando uma peça nova chegava, dizia-se que era “o último grito da moda”. Assim, especialmente aos sábados, o povo do interior vem o centro dar uma espiada nesses últimos “gritos”.

Uma interiorana, professora e amiga minha de longa data, sempre fez isso. Pobre assim como eu, ela se sujeita a semana toda a salas de aula, tentando construir conhecimentos com seus alunos. Mas, aos sábados, o momento é de construir moda. Ocorre que, devido ao grande número de peças de roupa gostadas por ela, experimentar tudo na loja é sempre difícil. E é aí que entram nossos lojistas, permitindo que a prova dos trajes seja em casa. Coisa de cidade pequena, né? Imagine fazer-se isso num shopping center. “Never”.

Dada vez, a tal cliente (com orçamento de magistério sempre apertado), gostou de roupas demais, incluindo aquela blusa preta que ficava muito colada a seu corpo. Era a escolha perfeita para um aniversário que teria no domingo. Porém como adquirir a peça, levando em conta aquelas quatro prestações azedas? Já que a loja permitia a “prova” em casa, ela colocaria a blusa em “prova” no aniversário.

Sim, tudo correu bem. A roupa caiu-lhe bem, as pessoas a elogiaram, ela confraternizou, fim. No sábado seguinte, como de praxe, veio ao centro devolver as roupas, informando à loja que ficara somente com uma calça jeans, pois não poderia gastar muito naquele mês. Entregou o sacolão à vendedora, deu uma entradinha ($$$) na calça e foi a casa.

Só que a vergonha não agiu em prestações, e sim de uma vez só, um verdadeiro “grito da moda”. A proprietária da loja, na segunda-feira, logo após o meio-dia, ligou para a professora interiorana, relatando o rasgo lateral na blusa que, por ser preta, até que o escondia bem. Para contornar a situação, minha amiga disse não ter percebido rasgo algum e ainda exagerou: “Só a provei em casa e não havia descostura. Como tem agora?” Após isso, fez aquilo que muitos moradores dos distritos fazem para encerrar uma conversa: passou a dizer “alô” repetidas vezes, como se a ligação estivesse caindo. Ufa! Livrou-se do embaraço, todavia não se livrou da foto enviada por mensagem, acompanhada da seguinte mensagem: “OLHA ISSO!!!” As letras maiúsculas (que indicam grito) denunciavam a esperta professora, posando para foto com “azamiga” no tal aniversário de domingo. Quase morta de vergonha, ela construiu muito pouco conhecimento com os aluninhos naquela tarde.

Então, preste atenção ao levar roupas para casa, seja no trato delas ao experimentar, ao tentar usá-las em alguma ocasião ou, como mais acontecia no passado, dar a roupa à costureira da família para copiar o modelo. Em tempos de comunicação muito rápida, esses atos são inviáveis.

Ah, sim, não contei o desfecho. Eu mesmo tivede ira tal loja e pagar pela tal blusa, levando-a rasgada embora. A amiga estava na pindaíba, e o valor da peça veio a mim nas quatros prestações que a loja anunciava.

Autor: Márnei Consul