29/09/2016 Sucessão Familiar foi tema de palestra na ACISAP
Discussão do papel da Governança Familiar e como acontece o processo sucessório de empresas familiares. Estes foram os principais tópicos abordados por Félix João Rossato Neto, na noite do dia 28 de setembro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP.

Na oportunidade, Félix destacou alguns dados referentes às empresas familiares. De 92% das empresas brasileiras, 73% delas, são empresas familiares, que correspondem a 43% de nosso Produto Interno Bruto – PIB. Destas empresas, cerca de 80% “morrem” entre o 2º e o 5º ano de vida.

Em um gráfico dessa taxa de mortalidade das empresas familiares, 66% fecham pelas mãos dos fundadores, 88% pelas mãos dos filhos e 97% pelos Netos. E a principal causa para o fechamento, cerca de 65% se dá por conflitos familiares. Das empresas familiares que passam por um processo de sucessão da 1ª geração para a 2ª geração, a taxa de continuidade dessas empresas é de 30%, e da 2ª para a 3ª geração, a taxa cai para 17%.

Como medidas, Félix destacou de extrema importância uma boa governança corporativa, ou seja, antes se tinha a gestão, a sociedade/propriedade e a família, tudo tratado da mesma forma. Hoje é importante criar regras ver as três partes de uma forma separada, o que é gestão, o que é família e o que é sociedade, criando regras claras entre esses sistemas.

Félix João Rossato Neto é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Foi Coordenador no curso de Pós Graduação de Gestão de Pessoas e professor do Centro Universitário Metodista IPA, Professor visitante de Pós Graduação da FAPA, da União Social Camiliana, da UNOESC, da UNILASALE. Atualmente é professor da ESPM e atua como consultor de empresas familiares desde 2001, trabalhando com sucessões e acordos societários em pequenas, médias e grandes empresas, além de implantar a Governança Corporativa em Empresas Familiares.

Ao final da palestra, foi sorteada uma cesta, oferecida pela Terra Verde Jardinagem aos participantes presentes.