O varejo já se prepara para o Dia dos Pais. Às vésperas da data comemorativa, a busca por presentes deve alavancar o comércio de alguns produtos no Rio Grande do Sul. De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, os lojistas devem perceber aumento de até 30% nas vendas, em comparação com o mesmo período no ano passado.
- No ano passado, as vendas no Dia dos Pais foram muito baixas. Como os lojistas já percebem uma pequena melhora nas vendas, até devido ao frio das últimas semanas, as perspectivas são mais positivas pra esse ano. Em alguns segmentos, como lojas de roupas, as vendas devem subir de 15% a 30%, por exemplo. Nessa época do ano, os consumidores ainda compram itens para o inverno, especialmente em razão dos descontos de final de estação - destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Conhecido tradicionalmente como data para entregar lembrancinhas, o Dia dos Pais tem apresentado mudanças no comportamento dos consumidores nos últimos anos. Ao invés de meias e pequenas recordações, as mães e os filhos estão se empenhando em dar presentes que sejam a cara do papais.
Nas lojas de roupas, a expectativa é de aumento de 15% a 30%, comparando com a data no ano passado. A Camisaria Colombo está otimista e aguarda vender até 15% mais.
- Vamos vender mais do que no ano passado, que foi bem ruim. O varejo começou a dar sinais de melhora e a estimativa é de aumentar entre 10% e 15%. As compras devem se concentrar nas malhas de inverno, que são mais leves e que servem para aquecer os homens durante o frio - afirma o gerente comercial da Camisaria Colombo, Cleber Matze.
Na loja Callohã, que atende tanto papais mais jovens como mais velhos, os produtos que devem sair para o Dia dos Pais são moletons, blusões e calças jeans. A gerente, Lucimara Carina Tiengo, espera aumento de 30% nas vendas, comparando com a data em 2015.
Para os pais mais ligados em tecnologia, as opções de presentes são diversas. Segundo o gerente da loja Neo Soluções em Informática, Adão Lumertz, os presentes preferidos desse estilo de papai são cases para notebooks, pastas para tablets, fones de ouvido profissionais e kits de teclado e mouse para gamer. Em uma das filiais da loja Multisom, os telefones celulares devem ser os presentes mais buscados.
- Esperamos aumento de 5% nas vendas de telefones celulares, em comparação com o Dia dos Pais em 2015. Nos tempos de crise, os consumidores gostam de presentear com algo que seja útil e que agrade qualquer pai - relata o subgerente Ireno Andrade.
Na Ótica Diniz, o final do inverno e o início da primavera também será lembrado no presente do Dia dos Pais. A gerente da loja, Carla Pinho, está otimista e espera aumento de 20% nas vendas para a data comemorativa. De acordo com ela, os modelos esportivos são os mais procurados.
O segmento de roupas e acessórios tradicionalistas também espera vender mais no Dia dos Pais. Na loja Tchê Bagual Pilchas, a proprietária Núbia Fagundes espera superar o comércio do ano passado e crescer cerca de 20%. Para ela, a data de agosto é uma das melhores do ano.
- O Dia dos Pais é muito bom para a venda de pilchas e bombachas. É mais forte que o Dia das Mães, por exemplo. Os homens usam mais acessórios tradicionalistas no dia a dia. Nessa época do ano, vendemos muitas bombachas, boinas, facas, bombas e cuias, chinelos e alpargatas - ressalta Núbia Fagundes.
Já para os papais que gostam de consertar ou fazer pequenos reparos, as ferragens são boas opções para encontrar presentes criativos. Na Ferragem Igor, a expectativa de aumento de vendas é de 5%. O gerente da loja, André Machado Peinado, relata que ferramentas, como furadeiras, serras elétricas e materiais de obra de maneira geral, são muito procuradas nesse período do ano.
Fonte: FCDL Rio Grande do Sul |