Notícias

14/07/2016 Alvarás de prevenção de incêndio é tema de reunião promovida pela ACISAP
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha - ACISAP realizou na quarta-feira, 13, uma reunião com Associados, Profissionais de arquitetura e engenheiros, e Corpo de Bombeiros, na sede da entidade. O encontro ocorreu para que o Corpo de Bombeiros pudesse esclarecer algumas questões referentes ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).

Conduzida pelo Capitão Acunha, do 9º CRB - Comando Regional de Bombeiros, a reunião foi pautada por esclarecimento de como ocorre o processo de tramitação dos PPCI’s, desde o protocolo até a entrega do alvará de liberação. Em Porto Alegre, o tempo de uma primeira resposta quanto ao PPCI é de 241 dias, já em Santo Antônio, apesar do déficit de 60% do efetivo, o tempo é de 90 dias.

Em sua fala, juntamente com o Tenente Solano e Sargento Cardoso, ambos do Corpo de Bombeiros da cidade, também enfatizou que o Corpo de Bombeiros segue a legislação, portanto toda e qualquer ação realizada se dá com base no que é imposto pela lei. De acordo com eles, um software foi desenvolvido para os bombeiros, com o objetivo de agilizar os processos de obtenção de alvarás de prevenção de incêndios no Estado. O software – Módulo de Segurança Contra Incêndio (MSCI) – faz parte do Sistema de Serviços de Bombeiro (Sisbom), que já opera no Corpo de Bombeiros.

Com a separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, e com a criação de um CNPJ para a corporação, os Bombeiros terão autonomia para firmar convênios e administrar recursos próprios. Sendo assim, o Secretário Municipal da Gestão e do Planejamento – SEGPA, Lucas Kellermann ficou de buscar junto aos Bombeiros mais informações sobre o convênio que será firmado, possibilitando a contratação de engenheiros para o auxílio na liberação de alvarás, Bombeiros Civis e Voluntários, entre outros.