05/07/2016 ACISAP realizou o 2º Painel Gestão da Crise com empresários locais
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP realizou na segunda-feira, 04, na sala Mara Lúcia Cardozo, sede da Entidade, a segunda edição do Painel Gestão da Crise com empresários locais. O painel foi dividido em quatro apresentações de empresários do município: Cristiani Message Migliavacca, da Rodoaéreo Turismo, Ivan Buhler, da INB Telecom, Márcia Anidria, da Blooms Arquitetura e Design, e Rafael Hnszel, da Previna Seguros, com a mediação de Claudio Roberto Valim Rocha, da loja Rovaly Jeans.

Cristiani Migliavacca, da empresa Rodoaéreo Turismo, destacou em sua fala a importância de fazer e aprender o que nos faz feliz. De acordo com ela, os empreendedores devem sempre manter-se informados sobre o seu negócio (mercado e desempenho de sua empresa), fazer sempre mais do que solicitado (o algo a mais), controlar seu primeiro impulso (é necessário aprender com a prática), aprender a receber críticas, pois só elogios não trazem aprendizado, e saber gerir o seu tempo. Como ações pontuais da empresa, Cristiane destacou as ações de folheteria, investimento em divulgação (jornal, rádio) e agregar valor ao se que vende.

Ivan Buhler, da empresa INB Telecom, apresentou um breve histórico da empresa e de sua atuação em Santo Antônio e região, salientando a relevância de vender o produto/serviço com suas qualidades, aprendendo com os erros e buscando sempre a qualidade. De acordo com Ivan, a principal ação da INB é a motivação dos colaboradores, que segundo ele “são a cara da sua empresa”. A motivação é feita através de um plano de carreira bem definido, uniformização, vale alimentação, seguro de vida, um bom ambiente organizacional e a meritocracia (modelo de gestão baseado no mérito). Em sua fala, Ivan apontou ainda, a importância da qualificação dos produtos, descarte correto de materiais, entendimento dos processos da empresa e entrega de um bom serviço, tudo isso alinhado a um planejamento.

Márcia Anidria, da Blooms Arquitetura e Design, apontou como diferenciais em seu negócio o “gostar do que se faz”, mix e linha completa de produtos e serviços em um único lugar, o atendimento personalizado, a exclusividade nos produtos (marcas exclusivas) e destacou o serviço BLOOMS EXPERIENCE, que é programa desenvolvido pela empresa, que leva objetos de adorno e decoração para a casa do cliente para que in loco ele possa avaliar e decidir por sua aquisição ou não. Esse serviço conta com a assessoria da Blooms e não gera custos para o cliente.

Rafael Hnszel, da Previna Seguros, apresentou um histórico de sua empresa que iniciou pelo seu pai e posteriormente foi assumido por ele. Rafael apresentou alguns números pertinentes à sua empresa, onde os seguros Empresariais tiveram um crescimento de 50%, os seguros residenciais, 30% e os seguros de vida, 15%. Resultado da diversificação dos serviços ofertados, como forma de minimizar o atual cenário econômico. Ele destacou a qualificação interna para venda de outros serviços como ponto importante, a participação em congressos e atualização constante e o investimento no gerenciamento de sua página no Facebook com atualizações regulares de tendências de mercado e serviços ofertados. De acordo com ele as perspectivas para o futuro são positivas e aos poucos os empresários vão retomar seu crescimento com a confiança de um bom trabalho prestado.

A ACISAP agradece a todos pela participação e contribuições.