Notícias

29/06/2016 Feiras Itinerantes foi pauta de reunião na ACISAP
Seja pelos preços baixos ou pela variedade de produtos, as feiras itinerantes atraem uma boa parte da população do município e da região. Esse tipo de feira permanece nas cidades por três a cinco dias e oferecem aos consumidores diversos artigos como roupas, calçados e acessórios. Lojistas e comerciantes acreditam que essas feiras trazem prejuízo a economia local, principalmente quando se trata de datas comemorativas, que aquecem e aumentam as vendas.

Há poucos dias foi realizada uma dessas feiras em Santo Antônio da Patrulha e gerou muita polêmica tanto em torno do aluguel do local (Ginásio Municipal Caetano Tedesco) por parte da Prefeitura Municipal, liberação de alvará de funcionamento, como também a data de realização da mesma (antecedendo o dia dos namorados). O tema foi assunto de uma reunião promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL com a presença de comerciantes e Prefeitura Municipal na terça-feira, 28.

Segundo Paulo Roberto Bier, Prefeito Municipal, o Poder Público não tem interesse em criar qualquer dificuldade tanto aos empresários como para a comunidade, mas concordou que a data de realização da feira e o tipo de evento teriam de ser levados em conta. Paulo ressaltou que respeita as manifestações da ACISAP, lojistas e empresários e afirmou que a Prefeitura deve ter o cuidado de preservar os interesses locais.

Assim como os lojistas, a ACISAP também é contrária à realização de feiras temporárias. Na visão da presidente da Entidade, Carmen Monteiro, as feiras trazem prejuízo ao comércio local e à comunidade. “As feiras se instalam por poucos dias e não recolhem nenhum tipo de imposto para os Cofres Públicos e os maiores prejudicados são o comércio local, que gera empregos e pagam seus impostos”.

De acordo com o Prefeito, será revisto o regramento para a realização desse tipo de feira e será criada, através da Secretaria Municipal da Gestão e do Planejamento – SEGPA, uma legislação que regularize e fiscalize as Feiras Itinerantes que possam vir a realizar-se no município.