12/05/2016 Projeto para instalação de câmera de segurança é tema de Café da Manhã da ACISAP
No dia 11 de maio de 2016, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP promoveu, na Sala Mara Lúcia Cardozo, em sua sede, uma reunião com diversas Autoridades, Empresários locais e pessoas ligadas à segurança para falar sobre o projeto de instalação de Câmeras de monitoramento no Município.

O projeto tem por objetivo primordial, a instalação de câmeras no Município para que as imagens possam servir de apoio aos Órgãos de Segurança pública como medida de prevenção e/ou inibição de possíveis delitos, além de servir de suporte a investigações. O Dr. Antônio Fernando Selistre, Secretário Municipal das Obras, Trânsito e Segurança – SEMOT ressaltou que a violência em Santo Antônio da Patrulha, assim como em cidades maiores, tem sido uma grande dificuldade e que estamos passíveis a todo o tipo de violência. De acordo com o levantamento da Secretaria há 13 câmeras instaladas no Município.

Ivan Buhler, Empresário da INB Telecom, ressaltou a importância de dar continuidade a este projeto, tendo em vista o investimento que foi dado à colocação dessas câmeras que hoje, infelizmente, estão paradas. Ivan expôs ainda, sua experiência com o convênio junto à Prefeitura de Osório, que possui mais de 200 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, frisando a relevância de ativar as câmeras.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Osório (8º BPM), Major Ubi José Nazario Bagolin – Major Bagolin, relatou a situação da Brigada Militar com a precariedade de efetivo, prejudicando o trabalho de monitoramento das câmeras a serem instaladas. Mesmo assim, Major Bagolin afirmou que a Brigada Militar de Santo Antônio da Patrulha, comandada pelo Capitão Delamar Flebbe, sinalizou a parceira do projeto tendo em vista a sua importância para a segurança do Município, mas solicitou que fosse realizada uma mobilização dos Órgãos públicos pela busca do aumento de efetivo.

O Delegado Juliano Aguiar de Carvalho ressaltou as afirmações do Major Bagolin e sugeriu que se organizasse uma Comissão de Segurança para dar continuidade ao projeto das câmeras bem como sua posterior ampliação. O Secretário Antônio Selistre ficou com a incumbência de compor uma Comitiva com representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar e ACISAP, e agendar uma reunião com Secretaria Estadual de Segurança em busca de mais efetivos para o Município. No dia 25 de maio será realizada uma reunião para formação da Comissão Permanente de Segurança e iniciar os debates acerca de possíveis convênios, como o CONSEPRO - Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – através de parcerias com empresas e alternativas para a segurança local.