19/04/2016 Painel debate alternativas para o cenário econômico atual
Na noite de segunda-feira, 18, a sala Mara Lúcia Cardozo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP deu espaço à reflexão acerca do cenário econômico em Santo Antônio. Trazendo cinco olhares sobre o tema, o Painel Gestão da Crise explorou os depoimentos, alternativas, experiências e ideias que empresários locais aplicam em seus negócios.

Valdeci Lino da Cunha, diretor e proprietário da Mundi a Primavera, parceiro da rede Mundi, apresentou algumas ações que vem desenvolvendo em sua loja, como reuniões periódicas com seus colaboradores, investimento em marketing, participação em eventos, treinamento constante, participação em entidades de classe, como a ACISAP e, principalmente a variedade de produtos de qualidade, com preço justo e condições atrativas de pagamento.

Paulo Roberto Machado, diretor e proprietário da Redemac Materiais de construção de Santo Antônio, apresentou o cenário do mercado nesse ramo, bem como, dados estatísticos da rede a nível municipal, estadual e nacional, com comparativos dos anos anteriores. Além disso, trouxe alternativas utilizadas em sua loja, como o primordial planejamento estratégico, mix de produtos, participação em redes de cooperação, como a ACISAP e principalmente, conhecer o seu negócio.

Nadir José Garbin, diretor e proprietário da Farmácia Garban rede das Farmácias Associadas, apresentou o histórico de sua empresa e como ele fez para que o negócio efetivamente rendesse lucros. Entre suas inovações, Garbin ressaltou que foi a primeira farmácia em Santo Antônio a disponibilizar a manipulação de medicamentos, possibilitando ao cliente comprar o produto por um custo menor e com as mesmas funcionalidades. Além disso, destacou a importância de parcerias e da ampliação da gama de produtos.

Gladimir Rost de Brito, jovem empresário e proprietário da Classe Esquadrias, nos trouxe um case de sucesso de sua empresa, que iniciou com apenas três colaboradores e hoje conta com 15. A Classe Esquadrias iniciou suas atividades em 2008 e desde então vem crescendo e desenvolvendo com investimentos vindos de seu próprio faturamento.

Finalizando os depoimentos, José Alfredo Marques da Rocha, diretor presidente da IMAP Indústria e comércio, trouxe aos ouvintes o cenário de investimentos da indústria metal-mecânica, que surgem como soluções sustentáveis do negócio, no seu caso, a bolsão bag para resíduos sólidos, uma inovação que está sendo bem aceita pelo poder público, inclusive. Assim, mantendo o seu faturamento apesar da instabilidade econômica que passamos. Ele salientou ainda, a importância da motivação dos colaboradores com muito trabalho e dedicação.

O evento foi promovido pela ACISAP em parceria com Empresários locais e Associados da Entidade.