01/12/2015 Perfil socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha encerra com o tema “Finanças Públicas”
Na segunda-feira, 30 de novembro, encerramos além de mais um mês do, as atividades do Estudo do Perfil socioeconômico do município. Uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP e Universidade Federal do Rio Grande – FURG juntamente com um grupo de associados, foram desenvolvidos quinze encontros durante nove meses, onde foram debatidos os mais diversos temas relacionados à economia, política, sustentabilidade, marketing e desenvolvimento do município.

Em seu enceramento, o tema do encontro foi “Finanças Públicas”, conduzido pelo professor Dr. Ricardo Letizia Garcia. Ricardo possui graduação em Economia, mestrado e doutorado na área, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia da Corrupção, Economia do Setor Público, Economia da Saúde, Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Concluiu seus estudos de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, na qual pesquisou sobre políticas públicas em saúde.

O professor iniciou sua fala, apresentando o contexto histórico das finanças públicas no Rio Grande do Sul até chegar à dívida pública consolidada. Onde a União assume as dívidas do estado, assim como dos outros, e o estado garante a porcentagem de sua receita corrente líquida (tributos). De acordo com Ricardo, a solução da economia do estado está na diminuição de gastos e aumento da arrecadação. Assim como qualquer outro município, Santo Antônio depende da recuperação do Brasil e do estado, que segundo ele, começarão a crescer no segundo semestre de 2017. Uma das potencialidades do município, apontadas no debate, foram o turismo e sua cultura. Mas para que o turismo assim como a Santo Antônio se consolide, é necessária uma sinergia. Entre setores púbicos, privados e a comunidade.