O Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil, perdendo apenas para o Dia das Mães e Natal. A data foi inspirada em São Valentim, que acontece nos Estados Unidos no dia 14 de fevereiro, enquanto que no Brasil passou a ser comemorado em 1949, quando o publicitário João Dória, adaptou o Dia dos namorados como uma forma de aquecer as vendas. A data foi escolhida em junho às vésperas do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Nesta data os casais costumam trocar presentes e comemorar com jantares românticos, mandando flores, cestas de café da manhã, viagens entre outras.
De acordo com Vitor Augusto Koch, presidente da FCDL-RS, "normalmente o inverno é a estação do ano em que os lojistas podem trabalhar para aumentar as vendas de sua loja. O crescimento do consumo neste período é histórico, iniciando em março até o mês de julho, quando atinge o ápice. Mesmo com o momento instável da economia, é preciso que os empreendedores criem maneiras de atrair o cliente".
O ideal é trabalhar com campanhas para estas datas que remetam ao pensamento de se aquecer no inverno, faz com que os produtos desta estação tenham uma boa aceitação. É preciso também cuidar o período de liquidação dos produtos de inverno. A liquidação deve acontecer ainda no frio. Promoções de produtos quando o clima já estiver mais quente, não funcionam, pois o consumidor está voltado para às compras de verão - revela Vitor Augusto Koch.
|