27/06/2024 Aconteceu mais um “Almoce com a ACISAP” nesta quarta-feira!
Aconteceu mais um “Almoce com a ACISAP” da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha, nesta quarta-feira (26/06). O encontro reuniu empresários e representantes das empresas associadas, com a apresentação do tema: “Impactos da catástrofe climática e o futuro da economia do RS” pelo Economista Chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Giovani Baggio.
Marcio André da Rosa Seibel representou a entidade co-irmã CDL de Tramandaí e Imbé. O evento também contou com a presença das mulheres do Núcleo da Mulher Empreendedora, incluindo Valéria Baierle Figueira, Andreia Peixoto dos Santos e Maria Beatriz Marques, e do Vereador André Selistre. Alexandro Oto Hanefeld, Gerente do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial da FIERGS, e Maremília Paz Bier, representante do presidente da FIERGS, Cláudio Bier, também estavam presentes.
Representantes do Banrisul, patrocinador oficial do evento, como o gerente geral da Agência de SAP, Ricardo Silva, e o gerente de Vendas e Canais da Banrisul Pagamentos, Luciano Silveira, apresentaram soluções de pagamentos e cartões de benefícios empresariais. A empresa oferece opções como antecipação de vendas, pagamentos via Pix, gestão gratuita através de aplicativo, maquininha no celular e soluções integradas para emissão de nota fiscal.
O Economista Chefe da FIERGS destacou os impactos devastadores das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas em abril e maio de 2024. As chuvas intensas resultaram em inundações significativas, comprometendo infraestruturas vitais e afetando a economia local. A FIERGS realizou uma consulta às indústrias gaúchas para entender o perfil das empresas mais afetadas, avaliar a extensão dos prejuízos e captar as perspectivas futuras. Os dados indicam uma queda considerável no PIB da Indústria de Transformação e uma retração adicional no início de 2024, agravada por problemas estruturais como baixa produtividade e elevada carga tributária.
pesquisa revelou que diversas indústrias participaram da consulta, com destaque para os setores de Borracha e Plástico, Máquinas e Equipamentos, Alimentos, Couro e Calçados, e Metalurgia. Muitas dessas empresas possuem mais de 100 funcionários e são de médio porte. As enchentes afetaram a maioria das empresas, com várias relatando impactos severos. Além dos danos físicos, houve uma redução no desempenho industrial do estado. As informações coletadas visam fornecer uma base sólida para direcionar esforços de recuperação e suporte, garantindo que os recursos e políticas públicas atendam às necessidades específicas das indústrias locais.
Na oportunidade da presença da Sra. Maremília Paz Bier, representando o presidente da FIERGS, foi realizada a entrega formal de uma reinvindicação antiga de escola profissionalizante no munícipio. Documento assinado pela entidade ACISAP, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores foi entregue pela Presidente Andreia Peixoto e o Vereador André Selistre como representante e Vice-presidente da Câmara Municipal.
Encerrando o evento, a Presidente da ACISAP, Andreia Peixoto dos Santos, agradeceu a presença de Giovani Baggio com uma caixa de presentes com produtos locais, e reforçou o lema "Reunindo para Desenvolver", agradecendo a presença de todos e a parceria dos associados.