22/05/2024 Foi realizada nesta quarta-feira, a reunião Traçando Ideias Realizando Sonhos
Nesta quarta-feira, 22 de maio, ocorreu a reunião Traçando Ideias Realizando Sonhos, com a presença de representantes da classe privada, associados, dos poderes executivo e legislativo. Representando a Prefeitura Municipal, participaram o Prefeito Rodrigo Massulo e o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Antônio Augusto Borges. A Câmara Municipal foi representada pelo presidente, Sérgio Alexandre Airoldi (Canário). Presente estavam representando a segurança pública o Delegado da Polícia Civil da SAP, Valdernei Tonete, e representantes da Brigada Militar, Reginaldo Silveira e Marcéu Martimbianco. Também esteve presente a Dra. Daniela Rocha, vice-coordenadora do 1º Núcleo da Mulher Empreendedora da ACISAP, acompanhada pelos membros nucleadas Andreia Peixoto dos Santos e Maria Beatriz Marques.
A reunião proporcionou um espaço valioso para discutir temas cruciais, tais como movimentações, ações possíveis, a falta de compreensão sobre a gravidade da situação nas cidades afetadas, além de questões relacionadas a empregos, empresas, oportunidades, dificuldades, consequências e recursos financeiros. Tópicos abordados em reuniões anteriores foram revisados e atualizados de acordo com as mudanças ocorridas na última semana. Entre esses tópicos, destacaram-se:
• A necessidade de fomentar os negócios no estado do Rio Grande do Sul e oferecer auxílio aos empresários, a fomentação e movimentação é o principal ponto quando chegasse neste tópico, mas neste momento foi comentado a pausa dos serviços de protestos de dívidas pelos cartórios, e instituições bancárias.
• O iminente desemprego em massa devido às perdas causadas pelas enchentes, foi citado e levado em consideração novamente, no momento que o Del. Tonete abordou que em SAP ainda não está perto destes riscos de desempregos, mas o Prefeito alertou para prepararmos para situações atípicas que podem ser ocasionadas pelos estragos.
• Sobre a gravidade das enchentes nas cidades afetadas, acarretou uma discussão em relação dos abrigados no munícipio, números de pessoas que tiveram que procurar refúgio e saírem de suas cidades, mas também sobre as doações e os voluntários. Surgindo o indagamento, como funciona a logística de cadastramento destes desabrigados. Foi sugerido de Rosalva Rocha a realização de um cadastro na secretária da assistência social dos voluntários com “suas expertises” para funcionar melhor a logística nos próximos eventos climáticos ou outras necessidades. Assim entrou neste tópico o incentivo à independência dos desabrigados, visando a fase de retorno à vida cotidiana.
• As perdas sofridas pelo setor agropecuário no município. Com a presença do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, Diego Borges, foi compartilhado informações diretas sobre as percas no munícipio, as reuniões para propostas de auxílio por parte de instituições de defesa aos produtores rurais, e mais informações dos seguros lavouras, aqui até o momento muito poucos cobriram este tipo tão específico de ação da natureza.
• Segurança Pública. Com a presença do Delegado Tonete e representantes do corpo de Brigada Militar, tivemos a confirmação pelo Del. que a segurança pública continua como sempre esteve no munícipio e apesar de termos mais pessoas na cidade com a chegada dos desabrigados, a questão continua sob controle das forças, aproveitando este momento e compartilhando o trabalho em conjunto com a brigada e como vem trazendo resultados positivos.
Encerrando a manhã produtiva, que aproximou os participantes das necessidades atuais do estado, Andreia Peixoto agradeceu a presença de todos, solicitando que os presentes tragam mais membros para as reuniões que ocorreram todas as quarta-feira das 8h às 9h da manhã. Entre os presentes, destacaram-se os vice-presidentes Jordano Flor da Costa e Edison Renato Kristen, a 1ª Secretária da diretoria, Ana Clara Maciel, além de representantes do Banrisul, Jaqueline Aita Portal e Karen Goldani Alvez, e do Sicredi, representado por sua gerente Aline Ramos.