26/10/2023 ACISAP promove nesta quinta-feira o evento Almoce com ACISAP.
Ocorreu nesta quinta-feira (26), mais um Almoce com a ACISAP da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha. O encontro neste Biênio 2023-2025 contou com a apresentação do tema: “O Associativismo como crescimento de sua empresa e seu município.” Com a primeira mulher a presidir a Federasul, e presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite.
Presentes estavam Prefeito Municipal Rodrigo Massulo, e o Vereador Ricardo Pires representando a Câmara de Vereadores, a secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, representada por seu Secretário Sérgio Airoldi (Canário) e a Diretora Carmen Monteiro Alminhana. Representando as cos-irmãs estiveram presentes CDL Tramandaí/Imbé representada por sua presidente Nara Maria Muller e suas nucleadas, a ACIO- Osório representada por seu Vice-Presidente Jurídico e de Relações Institucionais, Tiago Antolini, e com acompanhamento das mulheres do Núcleo da Mulher Empreendedora da ACISAP.
A Presidente da ACISAP, Andreia Peixoto dos Santos, deu abertura ao evento, agradecendo a presença de cada um na manhã, que veio nos prestigiar para compartilharmos ideias e agregarmos conhecimento. Em especial um agradecimento para o apoio para o evento, são eles: Triângulo- Gráfica e Comunicação Visual, e O Boticário, pela sua empresária Fatima Viera. Dando início com o primeiro momento abrangeu a apresentação de 45 minutos do tema. E sendo comunicado que o segundo momento seria um espaço para respostas do palestrante. De maneira que as perguntas dos presentes foram apresentadas por envio via online por meio de formulário.
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, abriu sua fala contanto um pouco mais sobre sua história pessoal e profissional. Contanto mais sobre as turbulências no caminho por ser uma mulher e como mesmo citado em sua apresentação: “As mulheres vêm lutando há anos por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho. Mas, apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Apresentado também estáticas dos anos que apresentaram mudanças para a vida das mulheres: + de 5 mil Anos: Constituição da família; Trabalho doméstico;1827-Mulheres foram autorizadas a ingressar nos colégios para estudar; 1879-Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades; 1932-Mulheres conquistaram o direito ao voto; 1977-Aprovada a Lei do Divórcio; 1983-Direito à prática do futebol; 1962-Foi permitido que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança; 1988-A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens; 2016- Depois de 94 anos FEDERASUL elege primeira MULHER presidente; 2022-10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país; 2022- 48,7 % dos lares brasileiros têm mulheres como chefes de família; 2023- 48 Mulheres presidem entidades empresariais no RS; 2023-61 Núcleos de Mulheres no RS + de 4 mil mulheres engajadas.
Simone Leite destacou também a importância dos Núcleos de Mulheres Empreendedoras, “Os núcleos de mulheres são importantes para promover a igualdade de gênero e a diversidade em diferentes setores da sociedade.” Neste ponto, apresentando os objetivos de criação destes núcleos Empoderamento econômico: promover o empreendedorismo feminino, fornece oportunidades de treinamento e capacitação profissional, criar redes de apoio e incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho. Apoio emocional e psicológico: fornece um ambiente seguro e acolhedor para que as mulheres possam compartilhar experiências, receber apoio emocional, trocar conhecimentos e encontrar soluções para desafios comuns. Promoção da igualdade de gênero: trabalhar para eliminar estereótipos de gênero, preconceitos e discriminação, promovendo a igualdade de oportunidades para mulheres em todas as esferas da vida. Desenvolvimento Econômico e Social: reunir esforços para identificar e reivindicar melhorias na comunidade. Reforçar laços de amizade e sororidade, inspirando e sendo inspirada por mulheres.
Assim encerrando um evento super engajado, a Presidente da ACISAP Andreia Peixoto dos Santos agradeceu a presença de Simone com uma caixa de presentes com produtos produzidos na cidade e na oportunidade a Gerente Administrativa, Maria Beatriz Marques, faz a entrega do presente do O Boticário em nome da empresária Fatima Viera. E em seguida foi feito o pedido para o Presidente da Federasul Rodrigo Sousa Costa, deixasse uma fala sobre os cenários atuais em relação do associativismo. Finalizado o evento com um momento com a fala do Prefeito Municipal Rodrigo Massulo onde deixou um agradecimento pela oportunidade, ainda realizou uma ligação com ao próximo Almoço de 2023 do mês de Dezembro, que será realizado no dia 13/12 no horário de meio-dia, que contará com a presença do Prefeito Municipal Rodrigo Massulo e a Secretária Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPDE, Katiane Costa.